Artigo Anita Garibaldi
Trabalho Universitário: Artigo Anita Garibaldi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: matheaf • 6/11/2013 • 1.244 Palavras (5 Páginas) • 689 Visualizações
OS DONOS DE ANITA
MATHEUS ALVES FREITAS
OTAVIO CÉSAR GOMES
RESUMO
Neste artigo trabalhamos as lacunas que impossibilitam afirmação do local exato do nascimento de Anita Garibaldi, diversas localidades clamam para si o título de berço de Anita.
PALAVRAS-CHAVE: Nascimento, Anita Garibaldi, Laguna, Morrinhos, Lages
1 INTRODUÇÃO
Ana Maria de Jesus Ribeiro mais conhecida como Anita Garibaldi foi uma figura controversa e de sua imagem se criou um ideário de valor, força e coragem, criada para representar e marcar a cultura catarinense.
Sua história torna-se polêmica e gera discussão desde seu nascimento, a imprecisão de sua terral natal, torna para pesquisadores uma disputa pela “posse” de berço de Anita.
Temos como objetivo dar uma visão ampla sobre as possíveis localidades de nascimento e transmitir os fatores que dificultam obter dados precisos e criteriosos sobre a terra natal de Anita sua origem.
Serviram para embasar a pesquisa, o autor Wolfgang Ludwig Rau que na biografia de Anita, utilizou de criteriosas pesquisas para catalogar cronologicamente a vida e história desta heroína. O livro de Paulo Markun, Anita Garibaldi – Uma heroína brasileira, também serviu como fonte de pesquisa. Recorremos ainda a autores como Elpis Melena, Celso Martins entre outros.
2 OS DONOS DE ANITA
A história da origem de Anita Garibaldi se estende por campos e praias de Santa Catariana e mais de um século e meio depois de sua morte, ainda não há comprovação sobre o local preciso de seu nascimento. Diversas localidades detêm de histórias de forma oral sobre sua infância.
Existe uma lacuna de documentação sobre a origem certa no local de nascimento de Anita Garibaldi. Primeiramente, não havia no século XIX um órgão específico para o Registro Civil, cabiam as paróquias da Igreja Católica a árdua tarefa de registrar e catalogar, muitas vezes em grandes extensões, as certidões de óbito, casamento e batismo, onde esporadicamente era anotada a data do nascimento. (RAU. W.L. 1975)
O que é de censo comum entre pesquisadores é que Ana Maria de Jesus Ribeiro teria nascido no ano de 1821. A Falta de documentação é novamente um entrave para tal comprovação, os arquivos de registro da Diocese de Laguna do período de 1820 e 1824 simplesmente desapareceram, portanto se utiliza de dedução lógica, através da data de casamento de Anita e de sua irmã um pouco mais velha, para afirmar que teriam sido batizadas em 1821 e 1820 sucessivamente. (MARKUN, 1999)
Uma vertente de pesquisadores afirma que Ana Maria de Jesus Ribeiro, teria nascido em Lages, por conta da atividade econômica de seu pai, o tropeirismo.
Embora no século XIX, a montaria por mulheres fosse algo incomum, é incontestável o elo de Anita com a montaria, e o mesmo está intimamente ligado à sua família e ao seu estilo de vida. Bento Ribeiro da Silva era tropeiro e em uma tropeada entre Laguna e Lages possivelmente conheceu Maria Antonia, se casando mais tarde na Freguesia da Nossa Senhora dos Prazeres em Lages.
Após alguns anos em Lages, a família de Bentão se mudou para Morrinhos de Mirim, atualmente Imbituba e posteriormente Rincão de Morrinhos, regressando diversas vezes ao planalto, quer seja em tropeadas ou para rever parentes, parte daí a afirmação que Aninha teria nascido na serra catarinense. Sendo ainda encontrado o registro de batismo de seu irmão mais novo, Manoel, datado em 20 de Dezembro 1822 na Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres.
Apesar de também faltarem registros em Lages que provem a naturalidade Lageana de Anita, o pesquisador Joaquim Furtado Wolff defende que um vigário teria roubado a Certidão de Batismo com a intenção de protegê-la da maçonaria, evitando que pudesse casar com Garibaldi.
"Garibaldi era maçom e queria o documento para poder casar com Anita no Uruguai" (WOLFF, 2007)
A localidade mais aceita como berço de Anita seria Rincão de Morrinhos, atualmente Tubarão, outrora pertencente à Laguna. Segundo as Memórias de Giuseppe Garibaldi, escrito pela autora anglo-alemã Elpis Melena, se afirma Morrinhos, como local de nascimento.
Essa incomparável mulher nasceu de família honrada em Morrinhos, um povoado na margem esquerda do rio Tubarão, no distrito de Laguna, em Santa Catarina. Nos seus primeiros anos ela levou a vida de uma jovem donzela dotada de uma imaginação exuberante, mas bem protegida pela tradição familiar de toda influencia mundana sobre sua honrada feminilidade. (MELENA, 1887)
Também a Itália reInvidica o direito de ser o berço de Anita, tendo ela como a única heroína mulher da Unificação Italiana. Mas a versão mais sustentada pelos
...