Antropologia
Monografias: Antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatamascari • 4/3/2015 • 314 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA
1) Quais são as dimensões da pessoa? Explique com suas palavras cada uma delas.
R: Em nossa pessoa existem quatro dimensões, são elas: dimensão Biológica, dimensão psicológica, dimensão social e dimensão espiritual.
Dimensão Biológica: É a dimensão que está em contato com o mundo e em contato com Deus. Está relacionada a tudo que o corpo faz. A dimensão biológica acaba sendo mais valorizada por ter uma força produtiva e consumidora, assim somos reduzidos a um ser que produz e que consome no contexto social capitalista neoliberal.
Dimensão Psicológica: É a nossa essência, tudo aquilo que vem de dentro, aquilo que somos, o que nos torna um ser único. Nossa interioridade, que faz nossa vida acontecer. A essência é uma pequena parte de nosso ser, o resto é hereditário e influência social.
Dimensão Social: A todo o momento somos influenciados, seja através da família, dos amigos, da mídia ou da escola. Somos o produto do meio onde nascemos e vivemos.
Dimensão Espiritual: Somos seres únicos com espíritos livres, buscamos sempre uma finalidade e um sentido para nossa existência, buscamos realização plena, estamos sempre em contato com o infinito. A autoconsciência e a liberdade representam para a pessoa a capacidade de entender seu próprio mundo.
2) Analise de maneira sintética como a compreensão das dimensões da pessoa contribui para o seu autoconhecimento.
R: Ao conhecermos e compreendermos cada uma das dimensões da nossa pessoa, passamos a prestar mais atenção em nosso modo de pensar e agir. Quanto mais profundo for o contato com nosso próprio ser, mais profunda será a percepção de nosso papel na melhora do meio em que vivemos e no mundo em que habitamos.
Tentarmos sair do sistema capitalista neoliberal para uma vivência mais humana, deixando um pouco de lado essa valorização do material e valorizando mais a dimensão espiritual, melhorar também nossas relações pessoais, valorizando o que as pessoas são e não o que elas têm.
...