Antropologia
Por: Josi Alves • 20/8/2015 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
3º semana
Qual a finalidade da existência humana? Qual o sentido da vida, do estudo universitário e da ciência?
O homem e suas indagações.
A existência do homem é um assunto que tem causado muitos conflitos entre os povos, cada época da historia nos conta como grandes homens pensavam e colocavam seus pontos de vista por meio de discussões.
O ser humana não é valorizado em nossa sociedade, ainda pensamos porque existimos? Para que estamos aqui? Qual a finalidade de existir? Analisando o contexto afundo e pensando bem em tudo que os outros pensam coloco minhas convicções, pois percebo que são através delas que ganho lugar no espaço pequeno que vivo, e pela sociedade me impor vivo em competição com meu próximo.
Somente construindo o mundo, e adquirindo conhecimento, podemos transformar nossa realidade e conseguimos dar sentido a nossa existência.
Infelizmente vivemos em uma sociedade capitalista que, valoriza o ser humano pelo que tem e o que consome, sem se importar com o valor que cada indivíduo merece receber.
Somos induzidos a exigir de nos mesmos um padrão que não podemos levar, e possivelmente não teremos, como padrões elevados de beleza, cultuar o próprio corpo, inúmeras são as mulheres que se submetem a cirurgia e gastam ate o que não tem para acompanharem a moda.
O sentido da vida está em descobrir a própria essência, e para isso precisamos entrar em contato nosso interior, conhecer nossas intimidades a fundo, prestar atenção refletir sobre nossos defeitos e nossas qualidades e aceita-las pensar em como podemos mudar ou corrigir nossos defeitos? Afirmo que podemos pensar: Como posso sem uma pessoa melhor?
Quando consigo enxergar em mim mesmo todos estes pontos, percebo que meus semelhantes são tão importantes quanto eu mesmo, e que merecem meu carinho, minha atenção e meu amor, e meu respeito.
Quem consegue amar sua a si mesmo consegue amor os outros, e a perdoa seu próximo, mesmo quando, em sua mente acha que esta certo, o que devemos compreender e que quando amamos o certo e errado depende de quanto uma palavra ou um gesto magoa nosso semelhante, ai a razão já não existe e nos colocamos em uma situação que podemos deixar o orgulho de lado, e simplesmente, perdoar.
O individuo e sua individualidade é o seu ser pessoa. É sua marca eu sou. A consciência disse que nos faz entender que ninguém pode ocupar nosso lugar, somos únicos em nosso físico, somos influenciados pela sociedade e pelo hereditariedade, mas somos únicos mesmos que às vezes parecidos como o caso do gêmeo, somos únicos em nosso personalidade e essência.
Nosso missão no mundo consiste em entrar em contato com nosso núcleo, com nosso ser interior e abrir as portas para descobrir a nossa individualidade, a sua importância, o caminho para auto-realização, para a felicidade.
Não somos seres sem importância, devemos valorizar uns aos outros e tornar nosso mundo um lugar melhor para se viver.
...