Antropologia E Arte
Dissertações: Antropologia E Arte. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 3/11/2014 • 227 Palavras (1 Páginas) • 250 Visualizações
O homem, enquanto indivíduo, é um ser único, indivisível, mas também semelhante a todos. Quando tido como sujeito, ele é soberano, mas também se sujeita à lei comum. Já como pessoa, o homem é espírito e também é matéria.
Todos os seres humanos ocupam um lugar especial na criação, bem como que estes possuem dignidade, o que os torna valiosos “acima de tudo”.
Nada justifica tratar os seres humanos como aos animais, mesmo que se tenha a boa intenção de valorizar estes últimos.
Assim, somos contrários, portanto, às posições que distingue as dimensões do ser humano, entre vida biológica e ser pensante, dotado de autoconsciência, conferindo-lhes tratamento diferente. O ser humano, a pessoa, é algo integral, composto de corpo e alma e assim deve ser visto, independentemente de suas qualidades, seu estado físico ou psíquico, por isso, deve ampliar cada vez mais seu espectro de proteção sobre os direitos da pessoa, salvaguardando não só ser biológico dotado de autoconsciência, mas também a pessoa em potencial, a pessoa em sua integridade física e psíquica e a pessoa enquanto corpo humano indisponível.
É esse o tratamento adequado que o direito deve dar a ser humano. Tratá-lo o mais breve e integralmente como pessoa, conferindo-lhe a proteção necessária que a dignidade decorrente de sua condição com ser único e irrepetível exige.
Em síntese, o homem deve ser tributário de dignidade jurídica em toda sua ambivalência.
...