Análise De Peça Teatral
Trabalho Universitário: Análise De Peça Teatral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alinnemonique • 18/10/2014 • 1.026 Palavras (5 Páginas) • 798 Visualizações
Análise da Peça Teatral:
‘’A Última Sessão’’
Introdução
O presente relatório descreve aspectos técnicos e percepções acerca da peça teatral “A Última Sessão”, em sua temporada na cidade de São Paulo no ano de 2014, assistida no dia 26 de abril às 21:00h no Teatro Frei Caneca.
Título da Peça e Ficha Técnica
Título: A Última Sessão
Texto e Direção: Odilon Wagner
Assistência de Direção: André Acioli e Priscila Jorge
Direção Musical: Swami Jr.
Seleção Musical: Zuza Homem de Mello
Cenografia: Chris Aizner e Nilton Aizner (Ass: Luisa Dias)
Figurino: Tica Bertani (Ass: Verônica Hornyansky)
Visagismo: Rosemary Paiva
Desenho de Luz: Marisa Bentivegna (Ass: Rafael Souza Lopes)
Operação de Luz: André Prado
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Direção de Produção: Gabriel Fontes Paiva
Produtores Associados: Odilon Wagner e Gabriel Fontes Paiva
Elenco: Laura Cardoso, Nívea Maria, Etty Fraser, Sylvio Zilber, Miriam Mehler, Sonia Guedes, Gésio Amadeu, Gabriela Rabelo, Yunes Chami e Marlene Collé.
Contextualização da peça
É uma peça com a linguagem atual, e fala sobre a maturidade hoje em dia, como é a vida, os valores, e o amor na maturidade com personagens com 75 e 85 anos de idade.
Tema e resumo do enredo
A peça se inicia com uma conversa informal entre idosos, falando da vida, e de seus problemas do dia a dia, até que (Laura Cardoso) uma senhora com a mente completamente jovem chega, e faz toda a história ficar complexa, e vários conflitos entre os personagens vão surgindo, como o drama de um casal que tem um filho gay, um casal um pouco mais jovem que está passando por crises no casamento, e um senhor que é secretamente apaixonado por uma das senhoras e no fim declara seu amor platônico,até que em um momento a história se resolve e na verdade aquela confusão toda era uma reunião de terapia que ocorria semanalmente guiada por psicoterapeuta, e era a última sessão que eles estavam fazendo naquela semana, e com o teatro eles conseguiam se libertar e declarar as angústias e problemas de suas vidas, se colocando no lugar dos outros amigos ou interpretando um personagem que estava com um outro ponto de vista da história.
O espaço
O palco não era tradicional: o espetáculo ocorre no mesanino do Sesi, o conforme já foi comentado, assim que entramos no Sesi, descemos o elevador, e chegamos a uma galeria. É uma surpresa quando os personagens chegam na galeria cumprimentando as pessoas e apresentando a galeria de ‘’Cine’’ para todos e depois o público vai para uma pequena sala, com azulejos. É um local bem diferente para se assistir uma peça, porém foi um espaço excelente, bem diversificado e único como a própria peça.
Personagens: atores e interpretações
Apesar de todos os atores serem grandes personalidades do teatro, e na maioria deles reconhecidos pelos seus trabalhos, alguns personagens tiveram mais destaques do que outros, como por exemplo Laura Cardoso, que foi a última atriz a entrar no palco, e recebida calorosamente por muitos aplausos, mas todos os atores foram excelentes, e souberam entreter e emocionar o público de várias maneiras, todos tiveram o seu momento, e se não fosse pela incrível interpretação a peça não seria tão boa, pois a história no momento em que é revelado que aquilo tudo eram personagens interpretando personagens numa sessão de terapia a peça se torna muito confusa e o público se destrai e tira um pouco a magia daquilo tudo que estava acontecendo, mas os atores conseguem recuperar a atenção do público, e gostaria de comentar que além da Laura Cardoso ter
...