TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte E Educação

Monografias: Arte E Educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 4

Artes

1) Como vimos em nossos estudos, para analisar uma obra em contexto,

é necessário abrir o prisma da intencionalidade, pela qual popularmente

já se diz que a obra está sempre inacabada, pois a qualquer momento um

apreciador poderá “abri-la” e “ver” algo que ainda não havia sido

visitado. Nesse sentido, é importante termos em mente bem definido o

conceito de _________________________.

 

    a) relevância da obra de arte

    b) simetria da obra de arte

    c) subjetividade da obra de arte

    d) leitura e releitura da obra de arte

    e) intersubjetividade da obra de arte

2

2) Marque V ou F e depois escolha a alternativa correta:

(  ) Para se estabelecer um diálogo com a obra de arte é muito importante, num

primeiro momento, compreender seu contexto.

(   ) Quando se afirma que uma obra é algo inacabado, significa que falta a

parte que cabe ao seu espectador, que interage com ela e a interpreta.

(   ) Interpretar uma obra de arte trabalhada em sala de aula deve sempre ser

papel do professor, sendo ele o mediador deste diálogo.

 

    a) V, F, V

    b) V, F, F

    c) F, V, F

    d) V, V, F

    e) V, V, V

3

3) O papel do professor como mediador entre o aluno e a obra de arte

está no estímulo e na orientação de um diálogo que permita o aluno

adentrar na _____________________ de uma determinada obra.

 

    a) zona de abstração

    b) zona de conforto

    c) zona de significância

    d) zona de desconstrução

    e) zona de criação

4

4) Leias abaixo as afirmações sobre as primeiras manifestações gráficas

das crianças e aponta a alternativa correta:

I - A  fase  da  garatuja  pode  ser  um  momento  de  grande  desafio  para  o 

educador,  pois  muitas  vezes  podem ser  incompreensíveis.

II – A primeira preocupação do educado com a criança na fase da garatuja não

deve ser o significado do desenho, mas sim o trabalho ligado à coordenação

motora do aluno.

III – A  fase  da  garatuja, a criança não desenha livremente, pois está limitada

por sua idade.

 

    a) Apenas a I está correta.

    b) Apenas a II está correta.

    c) Apenas a III está correta.

    d) Apenas a I e a II estão corretas.

    e) Apenas a I e a III estão corretas.

5

5) Quais são as 3 fases da garatuja?

 

    a) a garatuja desordenada, a garatuja aplicada e a

garatuja com atribuição de nome.

    b) a garatuja controlada, a garatuja simplificada e a

garatuja com atribuição de nome.

    c) a garatuja simplificada, a garatuja controlada e a

garatuja com atribuição de técnicas.

    d) a garatuja desordenada, a garatuja controlada e a

garatuja com atribuição de nome.

    e) a garatuja desordenada, a garatuja controlada e a

garatuja com atribuição de técnicas

6

6) Um dos principais objetivos do trabalho com a arte em sala de aula é

desenvolver, na criança (futuro adulto), a capacidade de interpretar

elementos, símbolos, cores, contextos, cultura e mesmo as

intencionalidades de uma pintura, de um desenho ou de imagem, para

que ela, através de suas experiências, possa fazer relações e dialogar

com uma determinada obra. Essa capacidade pode ser compreendida

como:

 

    a) Estudo orientado

    b) Alfabetização e letramento

    c) Alfabetização digital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com