Arte Mesopotâmica
Dissertações: Arte Mesopotâmica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gust4 • 20/2/2015 • 235 Palavras (1 Páginas) • 206 Visualizações
ARTE MESOPOTÂMICA
Os povos mesopotâmicos eram compostos pelos sumérios, assírios, babilônicos, e persas; eles se destacaram em três áreas da arte: arquitetura; escultura; e pintura.
ARQUITETURA
As principais manifestações da arquitetura mesopotâmica eram os palácios, em geral muito grandiosos; como não havia muita pedra na região, as paredes eram feitas de tijolos, ladrilhos e argila.
Zigurate
O Zigurate foi o destaque mais conhecido e mais representativo da arquitetura mesopotâmica; este que era uma construção de sete andares sobre a qual havia uma capela, usada para observar o céu.
ESCULTURA
Os escultores desta época representavam na maioria das vezes o corpo humano, e este era esculpido de uma forma rígida, sem expressão de movimentos e livre de detalhes anatômicos; os pés, as mãos e os braços geralmente ficavam colados ao corpo, coberto com longos mantos, enquanto os olhos eram completados com esmalte brilhante. As estátuas conservavam sempre uma postura estática ante a grandiosidade dos deuses; As figuras se caracterizavam por um grande realismo.
PINTURA
Na pintura, os artistas se utilizavam de cores claras, e reproduziam caçadas, batalhas, e cenas da vida dos reis e dos deuses.
CONCLUSÃO
A Arte Mesopotâmica desenvolveu-se ao longo de muitos séculos e de diferentes civilizações, não sendo, portanto, muito coesa em suas manifestações, mas caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Fortemente ligados à religião, os povos da Mesopotâmia construíram templos e palácios suntuosos, que eram considerados cópias dos existentes nos céus.
...