Arte Moderna Brasileira
Casos: Arte Moderna Brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cacaprestes • 14/10/2014 • 289 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
-Mostra a poesia através da declaração que antes era só escrita;
-Mostra a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas;
-E também mostra a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos.
O LEMA
"A língua sem arcaísmos, sem erudição. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos".
MOTIVAÇÃO
Na época, a Europa ocupava uma posição de vanguarda e, sob essa influência, teve início a discussão de uma nova identidade artística para o país. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão.
PERCURSOS
O trajeto da arte moderna no século XIX acompanha a curva definida pelo romantismo, realismo e impressionismo. Os românticos assumem uma atitude crítica em relação às convenções artísticas e aos temas oficiais impostos pelas academias de arte, produzindo pinturas históricas sobre temas da vida moderna. A Liberdade Guiando o Povo (1831), de Eugène Delacroix (1798 - 1863), trata da história contemporânea em termos modernos. O tom realista é obtido pela caracterização individualizada das figuras do povo. O emprego livre de cores vivas, as pinceladas expressivas e o novo emprego da luz, por sua vez, recusam as normas da arte acadêmica. O realismo de Gustave Courbet (1819 - 1877) exemplifica, um pouco mais tarde, outra direção tomada pela representação do povo e do cotidiano. As três telas do pintor expostas no Salão de 1850, Enterro em Ornans, Os Camponeses em Flagey e Os Quebradores de Pedras, marcam o compromisso de Courbet com o programa realista, pensado como forma de superação das tradições clássica e romântica, assim como dos temas históricos, mitológicos e religiosos.
...