Arte prévia
Tese: Arte prévia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fred.uniban • 23/4/2014 • Tese • 2.016 Palavras (9 Páginas) • 243 Visualizações
UNIVERSIDADE BANDEIRANTES ANHANGUERA – ABC
EDUCAÇÃO FÍSICA – 2ºB NOTURNO
RECREAÇÃO E LAZER
Fred José as Silva
SÃO BERNARDO DO CAMPO
013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa apresentar uma breve pesquisa sobre o lazer e a Educação física: Dimensões educacionais. Relatando vários momentos e dificuldades históricas da Educação física, desde seu surgimento até sua inserção legal em escolas trabalhando com fundamentos educacionais e prazerosos para o aluno.
Para esse pesquisa utilizamos com ferramenta o livro PLT (>>>>>) e sites que auxiliaram nosso análise de vários alguns e diretrizes.
JUSTIFICATIVA
Brincar não é mais a mesma coisa, atualmente é difícil ver as crianças nas ruas, nas quadras, nos parques se divertindo com sua turma ou brincando , o lazer está cada vez mais se transformando em mercadoria segundo o site A Pagina de Educação existem duas correntes a primeira o lazer como mercadoria que tem suas características o suprir algumas frustrações e insatisfações crescentes geradas pelo estilo de vida na sociedade, a segunda vertente tem suas funções o lazer social, educacional , vivência corporal e métodos e características de como você se socializa na sociedade .
Diante de argumentos não poder esquecer-se de citar o “Lazer na educação Física e suas Dimensões Educacionais”, que tem seus atributos suprir carências emocionais , corporais e educacionais visando contemplar e auxiliar as demais matérias educacionais como matemática, história ou língua portuguesa, assim criando um geração de pessoas mais saudáveis e com menos hábitos sedentários e com uma vivência corporal mais ampla com prática dos esportes e jogos educacionais.
Nós como futuros educadores e pesquisadores, estamos cientes dos benefícios que as a educação através do lazer e suas dimensões educacionais auxiliam no desenvolvimento cognitivo e corporal dos seus praticantes.
OBJETIVOS GERAIS
Os jogos tradicionais infantis têm como objetivo geral resgatar a infância que tivemos e também valorizar a cultura oral. Não podemos dizer que a internet não ajuda no desenvolvimento da criança, ajuda sim, porém, participando destas atividades quando pequeno relativamente vai obter uma melhora da coordenação motora, cognitiva e afetiva.
Passando a ter o gosto de participar de jogos assim, além de, também aprender mais sobre a cultura dos nossos pais, comparando como as pessoas se divertiam antigamente e se divertem hoje.
JUSTIFICATIVA
Brincar não é mais a mesma coisa, atualmente é difícil ver as crianças nas ruas, nas quadras, nos parques se divertindo com sua turma ou brincando e jogando jogos tradicionais, alguns anos atrás era comum ver crianças brincar de bolinha de gude, jogar um futebol com o gol sendo feito de chinelo, pular corda, tudo isso fazia diferença no desenvolvimento corporal da criança e no seu meio ambiente. Com a mudança de valores da sociedade atual, as crianças só querem saber de vídeo game, tablet, computadores, iphones, novos aplicativos ou de chats na internet e isso acarretará futuramente em pessoas mais sedentárias.
Segundo Jesus, o brincar não significa apenas recrear, mas tem muito mais funções e uma delas é a forma que as crianças encontram de se comunicar com o mundo. O brincar em todas as suas formas é capaz de proporcionar alegria e divertimento, pois a criança estabelece ligações emocionais, onde passam a ter mais criatividade, ser mais sociável e isso proporciona benefícios corporais.
Nós como futuros educadores e pesquisadores, estamos cientes dos benefícios que as brincadeiras e jogos da infância trazem no desenvolvimento cognitivo e corporal que futuramente ajudará nas escolhas da vida profissional.
JEITO DE ESCOLHER
São métodos utilizados para resolver um impasse que existe durante o jogo, na maioria das vezes, para ver quem vai começar, quem fica no grupo de quem. O papel de escolha dos componentes fica para duas pessoas. Segundo site UOL, as brincadeiras de escolher é uma ótima forma de aquecimento da própria brincadeira, sendo um exemplo de brincadeiras de escolher, Jokem-pô, par ou ímpar, uni-duni-tê, mão aberta, mão fechada, pé de chulé, lá em cima do piano e pedra, papel e tesoura, entre outros.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
• Aumentar noções de coordenação mortas e rítmicas
• Mapa de brincadeiras.
TRAVA- LÍNGUAS
O Trava-línguas é um jogo muito importante na educação infantil, segundo Araújo, a brincadeira trabalha noções básicas de sequência de vogais, sílabas, versos e construções de frases. O intuito deste jogo é não se enrolar ao pronunciar. Alguns pedem para repetir três vezes, outros só uma vez, durante a realização pode-se aumentar velocidade e assim potencializando o aprendizado de forma lúdica e prazerosa.
Exemplo de Trava Língua:
“Três tigres tristes para três pratos de trigo”.
“Três pratos de trigo para três tigres tristes.”
OBJETIVO ESPECÍFICO:
• Passar aos alunos noções básica da língua portuguesa.
• Possibilitar o lúdico e raciocínio lógico.
PARLENDAS
Forma
...