Artes e Saúde Para Crianças
Por: Fiuzer • 12/9/2017 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DEPUTADO NILTON KUCKER [pic 1]
CURSO DE MAGISTÉRIO: HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O DESENHO E A SAÚDE PARA AS CRIANÇAS
Aluna: Fernanda Placheck de Souza
Professora: Flávia
4º Ano: Magistério
Turma: 440 – Turno: Vespertino
Itajaí (SC)
2017
INTRODUÇÃO
O desenho é muito importante para o desenvolvimento das crianças e deve ser valorizado e analizado desde cedo nas suas vidas, deve ser considerado o que as crianças já trazem de casa, suas experiências artísticas, bem como o seu dia-a-dia.
O ato de desenhar é um fator essencial no processo de desenvolvimento da linguagem, é, também, uma espécie de documento que registra a evolução das crianças.
É desenhando que as crianças desenvolvem a auto-expressão, atuando de forma afetiva com o mundo, dando opiniões, críticas, sugestões, tudo isso através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, etc.
DESENVOLVIMENTO
O desenho por si só já é estimulante, porém, o professor deve oferecer diversos materiais, dando suporte, ensinando técnicas, oferecendo desafios para favorecer o crescimento dos seus alunos, tendo consciência de que um ambiente estimulante permite a exploração de novos conhecimentos, sem tais esforços/suportes há uma tendência de que os alunos tenham suas criatividades bloqueadas.
Há necessidade de que o universo infantil seja estimulado, é por isso que o desenho deve ser valorizado desde o início da vida das crianças, desafiando, confrontando na forma que venha a enriquecer as experiências das crianças.
É valorizando a arte, o desenho na escola, que o professor estará levando os alunos as se interessarem pelas produções por eles mesmos realizadas e por seus colegas.
CONCLUSÃO
Além de ser uma incrível forma de expressar criatividade e imaginação, a arte expressa os sentimentos através das cores e desenhos, ajudando no desenvolvimento emocional das crianças e, também, possibilita uma análise do seu intelecto e, se houver necessidade, o melhor tratamento possível de alguma doença de fator emocional identificada pelos médico pediatra.
BIBLIOGRAFIA
http://diasdesousa.com.br/diasmelhores/index.php/saude-e-bem-estar/262-os-beneficios-das-artes-para-as-criancas
http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/a-importancia-estimular-arte-na-crianca.htm
...