O conceito construtivo da ordem: as ordens clássicas Capitulo 6 A partir de seu conhecimeto as ordens são compreendidas como regras gerais, derivadas das respostas particulares do conceito ideal de ordem. Com isso, partindo do principio de interpretação particular do sistema estrutural que considera que as formas “são resultados da transposição à pedra de um processo construtivo anterior em madeira que harmoniza as exigencias estaticas com as compositivas, surgem as ordens classicas. Portanto, as ordens regram/delimitam a continuidade de varias partes da estrutura e cobertura, contemplando modelos diferentes que se aprofundam a hipótese da transposição da madeira a pedra. Trazendo consigo toda lógica de ordem percebe-se que a partir de tais “regras” e determinações encontra-se uma maneira estéticamente apreciavel junto a melhor maneira de harmonização e melhor maneira de se formar uma estrutura trazendo consigo varios contrastes obtendo-se o conhecimento de que independente da maneira a qual a ordem é dada elas buscam entre si a melhor maneira arquitetonica de se obter a obra, desde o estilo do capitel ao favorecimento das superficies de contato que tais ordens geram, se obtendo uma lógica construtiva.
O sintagma clássico Capitulo 6
Com tais estudos entende-se que as ordens trazem consigo moldes formais de como se obter uma sucessão das varias partes do suporte e da cobertura implicando assim o sintagma canônico de cada ordem permitindo assim diferencialos entre si a partir de seus elementos isolados do vocabulário classico e com isso a ideia de proporção perfeita encontrada no homem ideal se mantem as obras mas tambem estabelecendo o “perfil arquitetonico” de algumas obras trazerem a sensação de algo mais delicado sendo assim atribuido as Deusas de seus tempo levando um elemento atrelado ao feminino.
Do Sintagma à linguagem Capitulo 6
A partir de certo tempo a ideia inicial de ordem sofre mutações levando consigo um significado de maior importancia se derivando apenas da ideia de um instrumento de controle, se atribuindo a ideia de Linguagem.
Com o passar dos anos percebe-se a partir dos estudos das estruturas encontradas ao redor do globo uma lógica que segue os diversos tipos de construção assim possibilitando o estudo de tais obras de uma maneira morfológica próxima a de escritas. Isto se forma ao longo do tempo passando pelo século IV a.C. com o avanço da arquiteura helenistica que ja traz diversos elementos buscando uma resolução de problemas funcionais da arquitetura, que assim percebe-se as razões construtivas da linguagem passando de uma arquitetura de pilar e viga para uma arquitetura de abóbadas trazendo também a reflexão de tal arte como uma fonte de expresão.
Conclusão Capítulos 5 e 6A partir do conhecimento adquirido pelos capítulos, a visão concebida traz a importancia que o estudo Grego trouxe a arquitetura principalmente levando em consideração a própria origem da palavra Arquitura (do Grego: arkhitekton) que leva o sentido da “Principal construção” mas como tambem o propósito de ordenar e organizar o espaço. O avanço obtido a partir da transformação da arquitetura como ciencia estudavel foi de extrema importancia a história, que ainda hoje, traz diversas vantagens a organização populacional desde arquitetonica ao urbanismo. |