Atividade Complementar: Resenha do Filme Noé
Por: Carlos Tavares • 2/6/2015 • Resenha • 2.160 Palavras (9 Páginas) • 943 Visualizações
Como atividade cultural complementar ao curso tecnológico de Gestão da Tecnologia da Informação, resumirei a produção cinematográfica Noé, que estreou no mês de abril do ano de dois mil e quatorze. O filme baseia-se na história bíblica de Noé e o grande Dilúvio. Esta história é contada em cinco capítulos do Livro do Gênesis, o primeiro livro do Pentateuco, a coleção inicial de livros do Antigo Testamento, formado por, respectivamente, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Noé, na introdução do filme, é um pequeno garoto recebendo ensinamentos de seu pai, Lémek, sobre a criação do mundo e de tudo que os rodeia por Deus. Lémek apresenta-se como filho de Matusalém, que pertence à linhagem dos filhos de Shet, terceiro filho de Adão e Eva. Lémek conta sobre como Adão e Eva foram criados e o modo de vida que levavam no Jardim do Éden. Narra ainda como o pecado da desobediência baniu o casal do Éden e conta sobre a vida e morte de seus primeiros filhos, Caim e Abel. Lémek narra sobre como Caim mata seu próprio irmão e como isso fez com que Deus o amaldiçoa-se, banindo-o do solo que recebeu o sangue do seu irmão. Caim, a partir daí, é condenado a viver de maneira nômade, longe de seus familiares e a partir daí, cultivando sempre em solos não férteis. Lémek conta ainda sobre o terceiro filho de Adão, Shet, que trouxe de volta a decência que Abel representava. Shet gerou Enosh e toda a linhagem seguinte procurou proteger a criação de Deus. Os descendentes de Caim, por outro lado, espalharam-se por toda terra, dando inicio a povos bárbaros que guerreiam entre si. Esses povos da linhagem de Caim vivem somente da caça, disputando entre si terras e recursos, destruindo sempre todos cruzam os seus caminhos. Lémek, enquanto alertava Noé sobre os perigos representados por estes homens barbaros, é descoberto por alguns destes indivíduos. Noé esconde-se e Tubalqáin, um dos bárbaros, descobre que Lémek é um descendente de Shet, e por isso, mata-o, argumentando que da linhagem de Caim é proprietária de toda a terra e que toda a linhagem de Shet devia ser extinguida. Noé passa a ser um dos últimos da linhagem dos filhos de Shet, juntamente com seu avô, Matusalém, que adota uma vida reclusa em uma distante montanha há muitos anos.
Na seqüência do filme Noé já é um homem adulto, que vive com sua mulher Naameh e com seus três filhos pequenos, Sem, Cam e o bebê Jafé. Todos vivem de maneira simples e Noé transmite a todos o conhecimento que recebeu de seu pai. Noé e sua família vivem afastados e sempre se esquivam ao sinal de presença de outros homens, conseqüentemente descendentes de Caim. Neste capítulo do filme, Noé tem vários sonhos como revelações do criador, vendo muito sangue sobre a terra e após isso, destruição em massa, debaixo de oceanos e mais nenhum sinal de terra firme. Noé narra seus sonhos para sua esposa e ambos interpretam os sonhos como um aviso do criador que a humanidade já afastou de Deus e que este tem os planos de colocar um fim em tudo. Naameh concorda com a sua interpretação a partir daí eles saem em uma longa e perigosa jornada para o local em que vive Matusalém, a fim de que Noé conte sobre sua revelação e busque conselhos com o ancião, se seria possível fazer algo para salvar a humanidade da catástrofe. Durante esta jornada, a família de Noé passa por lugares desolados e cidades destruídas, com destruição e corpos em toda parte. Em um destes locais, encontram uma pequena garota ainda viva e Naameh decide para ajudá-la. A garota tem um ferimento profundo em seu abdômen é tratada pela mulher de Noé. Vários bárbaros avistam Noé e sua família, que saem em fuga imediatamente. Noé leva consigo a menina ferida e acaba adotando-a como sua própria filha.
Perseguido pela linhagem de Caim, Noé ainda em fuga chega a um local formado por muitos montes de pedras. Enquanto ele e sua família fogem, estes montes se levantam como gigantes de pedra, que raptam Noé e seu grupo, mas mostram-se relutantes sobre o que fazer com a família. Um dos gigantes reconhece traços de bondade em Noé a partir daí decide ajudar o grupo a escapar. Enquanto empreendem fuga, o gigante conta a Noé sobre a sua própria origem. É revelado que estes gigantes eram inicialmente anjos de luz de Deus, que protegiam e orientavam a humanidade durante seu inicio. Quando Deus revoltou-se para com a sua criação e impõe à ela uma vida de privações, estes guardiões sentiram compaixão pelos homens e decidem ajudá-los contrariando o desejo do criador. Em virtude disso, os anjos de luz foram lançados a terra e como anjos caídos, foram aprisionados em uma forma composta de lama e pedras. O gigante conta ainda que apesar de sua nova forma, auxiliaram o homem em seu desenvolvimento. Porém, depois de certo tempo estes guardiões foram aprisionados e feitos escravos da humanidade, sendo usados principalmente como armas de guerras nas batalhas entre os povos. Após serem libertos por Matusalém, os guardiões passaram a guardá-lo e protegê-lo o perigo representado pelos outros homens.
Quando o gigante leva Noé até Matusalém, o ancião diz a Noé que espera há muito tempo uma ação do criador, porém sempre acreditou a destruição viria em forma de fogo. Matusalém conclui que Deus não quer destruir toda a sua obra, mas limpar da terra tudo que não é puro. A grande inundação poderia ser uma forma de garantir uma sobrevivência aos puros, que seriam poupados. Noé ainda é presenteado por Matusalém com uma semente, colhida há muito tempo no Jardim do Éden.
No retorno, Noé planta a semente recebida e na nesta noite novamente tem sonhos de destruição, mas desta vez enxerga uma grande embarcação com muitos animais indo para ela. Interpreta-se que neste recomeço, Deus poupará todos os animais que não mudaram sua forma de vida que tinham no Jardim do Éden. Na manhã seguinte, todos são descobertos pelos outros guardiões, que vêem aquela semente se transformar em uma grande floresta em instantes. Noé conta para todos sobre sua missão com a arca, e como esta será uma garantia de que pelo menos um casal de cada espécie possa ser salvo para o novo mundo. Todos concluem que arca será construída com as arvores nascidas daquela floresta e os gigantes guardiões decidem que ajudariam Noé cumprir sua missão.
Durante a construção da arca, feita pelos gigantes guardiões e pela família de Noé, vários conflitos desenvolvem-se nesta que será a maior parte do filme. Noé não entende se a vontade de Deus é recomeçar tudo para os animais e também para toda a humanidade ou se a vontade do criador é erradicar totalmente o homem da terra, dando a família de Noé a missão de salvar os animais e não mais se reproduzirem, tornando-os os últimos habitantes humanos na história da Terra. Além das dúvidas
...