Atp Matematica
Trabalho Escolar: Atp Matematica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raissaissa • 24/3/2015 • 1.078 Palavras (5 Páginas) • 255 Visualizações
esumo
Virou comum a terceirização de serviços ao sistema de Administração de Recursos Humanos das Organizações (ARH), principalmente, prestações de serviços ao subsistema de Recrutamento e Seleção de Pessoal. Neste contexto, administradores, tecnólogos em gestão de RH, psicólogos e estudantes destas graduações tem sido requisitados em consultorias de RH, agências de emprego e afins. Visando esclarecer a comunidade de Administração, RH e demais interessados, o presente artigo apresenta a introdução a prática de recrutamento de pessoas via subsistema de recrutamento e seleção de pessoal, sob a perspectiva de profissionais de Consultoria de RH. O conteúdo abarca informações que permitirão o público, uma reflexão sobre as etapas, técnicas, fontes e processos de recrutamento, captação e atração de pessoas.
Palavras Chaves: Recrutamento de pessoal, captação de candidatos, fontes de recrutamento.
O termo “recrutamento” pode facilmente ser encontrado em dicionários, como por exemplo, na versão on line do http://www.priberam.pt/ como ato ou efeito de recrutar uma leva de recrutas. Sua morfologia e significado teve origem, praticamente nos exércitos, pois estava vinculado a prática de captar recrutas para vagas de futuros soldados ou postos de guerrilha. Rapidamente o termo, bem como seu objetivo (captação de pessoas) foi ampliado para o sistema de RH, em especial, ao subsistema de Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Chiavenato propôs em 1983 que a seleção de Recursos Humanos poderia ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados para um processo seletivo, aqueles mais adequados aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal Esta afirmação sugere que o papel primordial do selecionador de pessoal fosse então, garantir enquanto estratégia de gestão de Recursos Humanos, a eficiência das atividades mediadas por organismos dentro das organizações mantendo ou elevando a produtividade via seleção de perfil psicológico.
Tal qualidade está automaticamente vinculada a prática de recrutamento, foco deste artigo. Compreendemos a prática de recrutamento como as seguintes etapas: A) Recebimento da Vaga; B) Anúncio ou divulgação de vagas em fontes e parceiros de recrutamento; C) Análise e triagem de currículos oriundos destas ações; D) Convocação de candidatos para processos seletivos. Abordando-os de forma introdutiva, porém detalhada, podemos entendê-los como:
1.1 – Recebimento da Vaga
O trabalho de recrutamento inicia-se no momento em que se recebe a liberação da vaga, solicitação de pessoal, perfil profissiográfico ou afim. Embora a nomenclatura deste documento se diferencie de empresa para empresa, o objetivo é único: munir a divisão de recrutamento e seleção sobre os dados e critérios que servirão de base para preterir ou aprovar currículos.
Em algumas empresas, o RH atua como staff ou Consultoria Interna junto aos departamentos requisitantes no desenho do perfil de uma vaga. Em agências de emprego e Consultoria de RH, quando recebemos uma vaga, ligamos para os clientes para confirmar o recebimento e automaticamente, aproveitamos a contingência para esclarecer ou flexibilizar os requisitos para o desempenho de um cargo vago.
Negligenciar quaisquer informações a respeito do perfil de um cargo é sinônimo de comprometer o recrutamento e portanto, o processo seletivo como um todo. Estando em harmonia com este item, podemos prosseguir a etapa 1.2.
1.2 – Anúncio ou divulgação de vagas em fontes e parceiros de recrutamento
Na etapa de anúncios, podemos proceder com três condutas: I) Recrutamento interno; II) Recrutamento Externo ou C) Recrutamento Misto.
• Recrutamento Interno: Consiste nas práticas empregadas à divulgação de vagas em aberto dentro das empresas ou organizações, focando o mercado de mão – de – obra interno, como por exemplo, um Tease, anúncio na copa, e-mail, comunicado formal ou semelhante, com o intuito de recrutar colaboradores de outros departamentos que tenham interesse em mudar de àrea atítulo de promoção, interesse profissional ou semelhante. A Grande vantagem de um recrutamento interno é o baixo custo com fontes de recrutamento. A desvantagem, é que ingressamos em um circulo vicioso, ou como diríamos no senso comum, “cobre um santo e descobre outro”. Caso um colaborador venha ser aprovado para um processo de recrutamento e seleção interno, a vaga dele no seu antigo cargo, provavelmente abrirá junto ao subsistema de recrutamento e seleção de
...