Barroco
Projeto de pesquisa: Barroco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosiane1987 • 23/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.243 Palavras (5 Páginas) • 324 Visualizações
INTRODUÇÃO
O Barroco surgiu na Itália e desenvolveu-se após o processo de Reformas Religiosas, a Igreja havia perdido espaço e poder.
As circunstancias vividas na Europa em fins do século XVI fizeram com que a arte se transformasse. Uma grave crise politica, econômica e religiosa (a reforma e contrarreforma) estende-se por toda Europa, que afunda em contínuas guerras. A crise destrói a confiança do homem nele mesmo e também a alegria de vive, própria do renascimento, e o conduz a uma postura de desilusão. O Barroco não é só complexidade estética. Além do aspecto grandioso e refinado das formas, uma critica a uma situação de crise. As antíteses, os paradoxos e os oximoros do homem barroco desenham um mundo confuso, muito próximo do que vivemos na atualidade.
A arte barroca expressa o contraste entre o Teocentrismo medieval e o Antropocentrismo renascentista. As obras são
rebuscadas e representam o plano celestial em conflito com o plano terreno. A palavra barroco significa “pérola irregular". Este significado faz referência às obras deste período que são assimétricas e representam a dualidade da vida humana (corpo x alma).
No Brasil, o estilo Barroco é dominante no período em que começam manifestações artísticas de importância estática.
BARROCO NO BRASIL
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.
Podemos citar algumas obras de Aleijadinho : Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG). Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
A origem do nome pode ser associada do espanhol Barrueco, ou até mesmo do português Barroco, designativo de pérolas de forma irregular, nome esse usado por joalheiros até esses dias. Mas, o mais provável é que tenha surgido como um sinônimo de argumento tortuoso da lógica, um termo escolástico que definia o absurdo e o grotesco. Assim, o Barroco pode ser entendido como a manifestação artística que desafiou as regras do Renascimento e assim foi definida por seus inúmeros críticos. Somente no início do século XX os estudiosos da arte passaram a dar importância a esse movimento, concedendo aos artistas barrocos o seu verdadeiro valor. De fato, o Barroco deu uma inestimável contribuição a arte européia e não foi simplesmente um retrato da decadência do Renascimento.
A manifestação barroca é encontrada, com maior intensidade, nas cidades de influência da igreja Católica Apostólica Romana e, aparentemente, foi uma forma de arte nascida da necessidade dar vida à Contra-Reforma e tentar diminuir a influência do Protestantismo na fé cristã. Com esse fim, a igreja Romana precisava da um tipo de pintura e de escultura que pudesse transmitir emoções, contrapondo-se ao frio e científico estilo clássico. Isso explica porque as obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência. Na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. E isso os artistas e arquitetos barrocos foram capazes de retratar, criando efeitos visuais e representando o sobrenatural de uma forma incrivelmente realista.
Conclusão
O Barroco foi um estilo artístico marcadamente do século XVIII e característico das monarquias absolutistas. Este fez-se sentir nas mais variadas formas de arte: arquitectura, pintura, escultura, literatura, musica teatro, ópera.
Surgindo depois do Renascimento este estilo tem características muito próprias como, por exemplo, a amplitude, o movimento, o exagero nas formas e a teatralidade.
A realização deste trabalho foi bastante proveitosa. Com ele descobri o verdadeiro sentido do barroco e conheci melhor muitos dos artistas destas época, bem como as suas obras.
Apesar de ser trabalhado com muito exagero e ”deturpação” das formas, acho o barroco bastante sublime e misterioso. A particularidade de ter sido posto ao serviço da Igreja para atrair os fiéis é bastante interessante.
Apesar de tudo esta pesquisa levou-me
...