Barroco - Características
Ensaio: Barroco - Características. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: negoloko1 • 12/9/2014 • Ensaio • 272 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Barroco – Características
1- O barroco em Portugal desenvolveu-se em qual Século ?
R : do fim do sécu¬lo XVI (1580, Domínio Espanhol) até a primeira metade do século XVIII)
2- Suas características mais peculiares firmaram-se quando?
R:no século XVII, marcado pela decadência do país, pela perda da autonomia, pelo radicalismo no século XVII, repressão e terror impostos pela Contra-Reforma Católica e pela reação nacionalista, inaugurada com a Restauração da autono¬mia em 1640.
3 - O que é Dualismo ou Bifrontismo?
É expressão de um homem repartido entre forças e princípios rivais: esta vida e a outra vida; o mundo daqui e o de além; o natural e o sobrenatural.
3- O que é Fusionismo ?
É uma espécie de alquimia dos con¬trários, visa a transformar toda diferença em oposição, toda oposição em simetria e toda simetria em identidade. O diferente torna-se idêntico, o outro torna-se o mesmo, como a imagem refletida no espelho, que contém em si o idêntico e o diferente, a igualdade invertida.
4- O que é Feismo ?
É o equilíbrio clássico, opondo-se à harmo¬nia, sobriedade, simetria, clareza e elegância dos clás¬sicos, o Barroco tem acentuada predileção pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos, pelos Horrendos, subs¬tituindo o lócus amoenus. Há uma atração pelo "belo horrendo", pelo espetáculo trágico, deformando as imagens pelo exagero.
5 – O que é Religiosidade ?
Época de violentos conflitos espirituais, a religio¬sidade barroca é tensa, exacerbada e conflituosa. O misti¬cismo, fanatizado pela atuação vigorosa da Igreja Católica Contra-Reformista, impõe a visão do homem como peca¬dor imundo, que só se redime pela renúncia aos prazeres mundanos, pela fé, pela penitência e, no limite, pela auto-flagelação
6 - É possível encontrar no mesmo texto barroco ele¬mentos cultistas e conceptistas ?
Sim
...