Bienal De Artes
Dissertações: Bienal De Artes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cucadantas • 6/3/2015 • 401 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
ESPAÇO PARA ABORTAR - 31ª BIENAL
O coletivo chamado Mujeres Creando, os integrantes são mulheres ativistas, feministas e anarquistas. O grupo foi criado em 1992 com sede na Bolívia, a fim de levantar direitos igualitários. O desejo do grupo é que mulheres tenham voz ativas e passam a ter opiniões civis, humanas e sobre tudo com o seu próprio corpo.
OUTROS TRABALHOS:
Os outros trabalhos do Coletivo Mujeres Creando resumem-se em atos, encontros, passeatas e reuniões ao longos dos anos desde de sua primeira reunião a favor das mulheres ativistas e seus ideais.
Um dos atos mais recente foi o COCHABAMBA.
* 13 horas de rebelião
* 6 curtas de rebelião e revolta
* Aborto, masculinidade, objetificação, estupro e violência masculina.
ASSUNTO DA OBRA:
A intervenção trás a ideia de aguçar um ambiente de discussão sobre a liberdade do corpo, consciência e ideais através de depoimentos de mulheres que foram abusadas, que abortaram que defendem ou não esse ato entre outros assuntos que envolve o “sexo frágil”, numa democracia contemporânea, como nos +países do sul – americanos, nos quais há penalização para “pratica ilegal”.
ANÁLISE ESTRUTURAL
Estrutura de arame com sete cabines feitos de tecido (com fones de ouvido) que apresentam a alusão de sete úteros. Na parte central da instalação há um “útero” entre duas pernas de arame. Para enfatizar a ideia a cor vermelha compõe a instalação.
O olhar do espectador é atraído primeiramente por sua cor vermelha, forte e que logo queremos chegar perto e descobrir o que é . Ao entrar dentro da obra aguça a curiosidade em descobrir a linha de raciocínio ofertada.
Será um instalação ou uma intervenção ao pensamento ?
Recolher novos depoimentos, solucionar questões, polemizar... Ou se expressar?
Analise Pessoal
A 31 Bienal de Arte veio com esse intuito de trazer discussões, pensamentos e opiniões. Não pelo belo ou pela viagem particular do artista, (claro sempre houve e haverá um tema para criação), mas mais do que isso trouxe como linhas divergentes de raciocínio sobre temas polêmicos e atuais.
ESPAÇO PARA ABORTAR vai muito além de uma opnião social, nessa discussão podemos abrir um dialogo que aborda religão, base familiar, politica… Ou apenas para “abortar “ o que pensamos como o próprimo nome surgere.
Eu, Lucas Dantas sinceramente, não tenho uma opinião formada sobre esse assunto expecifico , mas sou a favor da liberdade e sobre tudo do respeito da escolha pessoal.
...