Biografia de Gabriel Garcia Marques
Por: Brunna Lima • 14/10/2016 • Bibliografia • 875 Palavras (4 Páginas) • 485 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL VALPARAÍZO
BRUNNA BHEATRIZ LIMA COSTA
[pic 1]
GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ: BIOGRAFIA
VALPARAÍSO
2015
BRUNNA BHEATRIZ LIMA COSTA
GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ: BIOGRAFIA
Trabalho acadêmico apresentado referente
a matéria de literatura do Colégio Estadual
Valparaízo como requisito parcial para a
constituição de nota bimestral.
Prof. Lara Silvana
VALPARAÍZO
2015
“Un hombre sólo tiene
derecho a mirar a otro
hacia abajo, cuando ha
de ayudarle a levan -
tarse.” ( García
Márquez,Gabriel)
“ Um homem só tem o
direito de olhar para
outro de cima para
baixo, quando irá
ajuda-lo a se
levantar.” ( García
Márquez,Gabriel)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO.........................................................................................................5
CONCLUSÃO......................................................................................................................9
REFERÊNCIAS..................................................................................................................10
INTRODUÇÃO
O colombiano Gabriel García Márquez é o último grande contador de histórias do século XX — e, até prova em contrário, da própria literatura ocidental. Depois de cem anos marcados por revoluções literárias radicais, não deixa de ser surpreendente que ele tenha conquistado tamanha notoriedade — nem o Nobel lhe falta ganhou-o em 1982 — enquanto tentava apenas imitar o tom com que sua avô materna lhe contava episódios mais fantásticos: sem alterar um só traço do rosto.
Suas criticas aos exilados cubanos e sua amizade com Fidel Castro foram os principais motivos para ser investigado pelo FBI (polícia federal americana) durante 24 anos. Foi também acusado de colaborar com a guerrilha colombiana.
Como jornalista trabalhou para os jornais El Universal, El Heraldo, El Espectador. Chegou a ser correspondente na Europa e nos EUA mais especificamente em Nova York.
No dia 6 de março de 1927 nascia Gabriel García Márquez, o futuro contador de histórias, em Aracataca, Colômbia. Filho de Gabriel Elígio García, farmacêutico e Luisa Santiaga Márquez, tinha 10 irmãos. Morou com seus avôs, Doña Tranquilina Iguarán e o coronel Nicolás Ricardo Márquez Mejíae, frequentava a escola Liceu Nacional de Zipaquirá em Barranquilha. Anos mais tarde entrou para a Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, onde cursava direito e ciências politicas contudo, não chegou a formar-se.
Em 1949 começou a trabalhar como jornal El Heraldo, mais tarde trabalharia também nos jornais El Universal, e El Espectador, em 1954. Iniciou sua carreira literária no final da década de quarenta, e em 1955 escreveu seu primeiro conto intitulado Enterro do Diabo influenciado pelo seu professor de literatura, Calderón Hermida. Há divergências sobre o primeiro romance do autor, segundo pesquisas La Hojarasca teria sido o primeiro romance publicado pelo autor também no ano de 1955.
[pic 2]
Figura 1: Primeiro romance escrito de Gabriel
Fonte: Internet (2015)
[pic 3]
Figura 2: Primeiro romance publicado do autor Gabriel
Fonte: Internet(2015)
Em 1958 trabalhou brevemente como correspondente na Europa. Ao retornar a Barranquilha casa-se com Mercedez Barcha com quem mais tarde teria dois filhos Rodrigo e Gonzalo.
[pic 4]
Figura 3: Gabriel García e família
Fonte: Internet (2015)
[pic 5]
Figura 4: Gabriel García e família
Fonte: Internet (2015)
Em 1961 vai para Nova York como correspondente, pelas suas duras criticas aos exilados cubanos e pela forte amizade com o revolucionário Fidel Castro passa a ser investigado pelo FBI (policia federal americana)motivo pelo qual vai morar no México. Investigação essa que dura 24 anos e só é descoberta em 2015 depois da morte do autor. Seu filho mais velho, Rodrigo, hoje cineasta, disse na época das revelações que sua família não tinha conhecimento da investigação e que não era motivo de surpresa para o mesmo.
...