Bmw Vermelha
Artigo: Bmw Vermelha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vaniajv • 7/5/2013 • 6.730 Palavras (27 Páginas) • 647 Visualizações
vFamília contemporânea e as funções parentais: há nela um ato amor?
Contemporary family and parental functions: is there an act of love in it?
Familia contemporánea y las funciones parentales: ¿hay en ello un acto de amor?
Márcia Aparecida Vitorello
Doutoranda em Educação (PPGEdu/FACEd/UFRGS).
e-mail: marciavitorello@gmail.com
RESUMO
Tendo em vista que a estruturação psíquica do sujeito, suporte das aprendizagens, depende dos modos de relação da criança com os pais, tecemos uma discussão sobre as funções parentais na família contemporânea. O artigo foi construído a partir da escuta de alunos do curso de Pedagogia sobre as observações de crianças realizadas para a disciplina de Psicologia da Educação. Partindo dessa experiência, foi elaborada uma reflexão teórica com enfoque na Psicanálise freudo-lacaniana a respeito de como os adultos da cultura atual têm desempenhado as funções parentais e seus impasses na estruturação da subjetividade dos sujeitos filhos. Foram evidenciadas as mudanças nas configurações sociais e nas formas de subjetivar dos sujeitos na contemporaneidade. Tal discussão permite aos discentes do campo da educação formular novas maneiras de compreender os sujeitos das aprendizagens.
Palavras-chave: família contemporânea; funções parentais; subjetividade; sujeito; Psicanálise; Educação.
ABSTRACT
Having in mind the fact that the subject's psychic structuring, support for learning, depends on the ways of relationship between a child and their parents, a discussion about parental functions in the contemporary family is proposed. This paper was made from the listening of students attending the Pedagogy Course, concerning their observations on children, which were held for the Educational Psychology subject. Focusing on Freudo-Lacanian Psychoanalysis, a theoretical reflection on how adults belonging to the present culture have performed parental functions and on their dilemmas in relation to the structuring of their children subjectivity was developed. The presence of new family configurations and ways of subjectivizing in the contemporaneity was made evident. The fact that discussions in the classroom allowed students from the education field to (re)formulate new ways of understanding the subjects of learning was observed.
Keywords: contemporary family; parental functions; subjectivity; subject; Psychoanalysis; Education.
RESUMEN
Teniendo en cuenta que la estructuración psíquica del sujeto, soporte de los aprendizajes, depende de los modos de relación del niño con los padres, proponemos una discusión sobre las funciones parentales en la familia contemporánea. El artículo fue construido a partir de la escucha de alumnos del curso de Pedagogía sobre las observaciones de niños realizadas para la asignatura de Psicología de la Educación. Partiendo de esa experiencia, fue elaborada una reflexión teórica con enfoque en el Psicoanálisis Freudo-Lacaniano respecto a cómo los adultos de la cultura actual desempeñan las funciones parentales y sus impases en la estructuración de la subjetividad de los sujetos hijos. Fueron evidenciados los cambios en las configuraciones sociales y en las formas de subjetivar de los sujetos en la contemporaneidad. Tal discusión permite a los discentes del campo de la educación formular nuevas maneras de comprender a los sujetos de los aprendizajes.
Palabras clave: familia contemporánea; funciones parentales; subjetividad; sujeto; Psicoanálisis; Educación.
Introdução
Este trabalho discute as funções parentais na família contemporânea e seus impasses em relação à estruturação subjetiva dos sujeitos filhos. Além disso, perguntamos o que pode fazer a Psicanálise diante de tais impasses?
A discussão está fundamentada na escuta de alunos do curso de Pedagogia sobre as observações de crianças realizadas para a disciplina de Psicologia da Educação: Desenvolvimento da FACED/UFRGS1. A intenção aqui não é aprofundar a análise das observações das crianças, mas tecer algumas considerações sobre os contextos familiares a partir dos elementos trazidos pelo discurso dos discentes. Na condição de doutoranda2 em Educação, acompanho e participo do processo de construção desses trabalhos na graduação. A Psicanálise é o referencial teórico da disciplina, e o objeto de seu estudo é a estruturação psíquica do sujeito, suporte das aprendizagens, a partir do ponto de vista dos processos afetivos e inconscientes. Tendo em vista que a aprendizagem ocorre somente com a presença de um sujeito psíquico, é importante os alunos compreenderem os processos de subjetivação das crianças relacionados à dinâmica familiar.
O sujeito e a família
Desde a descoberta do inconsciente por Freud, a Psicanálise mostra ser um caminho de escuta para a cura dos sintomas causadores de sofrimento. Para a Psicanálise, o sintoma é uma metáfora ou significante através do qual o sujeito expressa sua verdade: "[...] a verdade não tem outra forma senão o sintoma" (LACAN, 2008, p. 357). Se a produção sintomática tem relações com a verdade, então podemos dizer que o sintoma abarca um "saber" inconsciente sobre o sujeito, "um saber não sabido". Desse modo, o sintoma "mostra", evidencia ou sinaliza algo que tem uma significação e que está relacionada à história de cada um. Assim, não podemos perder de vista as relações do sintoma com a estruturação subjetiva do sujeito.
O que está na origem do sujeito é o significante3, determinando-o em suas palavras, atos e destino (ROUDINESCO, 1998). Devido a sua condição de ser de linguagem, o sujeito depende de significantes que o representem diante do mundo. Por isso, é fundamental para a criança encontrar em seus
...