Breve historia da musica
Por: Zahir • 21/4/2019 • Projeto de pesquisa • 3.807 Palavras (16 Páginas) • 341 Visualizações
[pic 1] Vanda Horácio Xavier Didáctica de Educação e Expressão Musical. Tema: Breve história da música Universidade Pedagogia Nampula 2019 |
Vanda Horácio Xavier[pic 2]
Didáctica de Educação e Expressão Musical
Tema: Breve história da música
Trabalho de carácter avaliativo na cadeira de Didáctica de Educação e Expressão Musical, do curso de Licenciatura em Ensino Básico 2º ano, Centro de Recursos de Ribáuè, a ser entregue ao dr. Duarte. |
Universidade Pedagogia
Nampula
2019
Índice[pic 3]
Introdução 4
1. Origem da música 5
2. Definições da música 5
3. História da música 6
3.1. Pré-história (dos primórdios ao nascimento de cristo). 8
3.2. A música antiguidade (do nascimento de cristo até 400 d.c.) 9
3.3. Idade média ou medieval (400 – 1450). 9
3.4. Música renascentista (1451 – 1600) 10
3.5. Musica Barroca (1601 - 1750) 10
3.6. Música clássica (1751 - 1810) 11
3.7. Música romântica (1811 - 1900). 11
3.8. Música moderna ou música do século XX (a partir de 1901) 13
3.8.1. A música moderna divide-se em dois momentos: Modernismo e Vanguardismo. 13
Conclusão 15
Bibliografia 16
Introdução
No presente trabalho irei abordar acerca da breve historia da música e dizer que; História da Música é o estudo das origens e evolução da Música ao longo do tempo.
Pode dividir-se a História da Música em períodos distintos, cada qual identificado com um estilo que lhe é peculiar, com desdobramentos e subdivisões, entre tantas culturas como: a música no ocidente, no oriente, história da música no Brasil e assim sucessivamente.
É claro que um estilo musical não surge da noite para o dia, é um processo lento e gradual relacionado com a evolução social e com as mudanças de mentalidade que definem cada época, cada geração.
1. Origem da música
Desde os imemoriais tempos primórdios da História (ou até incluindo o que chamamos de"Pré História") o Homem cultiva a arte da Música. Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que a mais antiga das Artes é a Música, pois antes que o ser humano pudesse pintar, esculpir, escrever ou projetar algo, ele já podia produzir e apreciar os sons. O primeiro instrumento musical foi a própria voz humana.
A palavra música, do grego mousikê, que quer dizer "arte das musas", é uma referência à mitologia grega e sua origem não é clara. Muitos acreditam que a música já existia na pré-história e se apresentava com um caráter religioso, ritualístico em agradecimento aos deuses ou como forma de pedidos pela proteção, boa caça, entre outros. Se pensarmos que a dança aparece em pinturas rudimentares da pré-história não é difícil acreditar que a música também fazia parte dessas organizações. Nessa época podemos imaginar que muitos sons produzidos provinham, principalmente, dos movimentos corporais e sons da natureza e, assim como nas artes visuais e na dança, a música começou a ser aprimorada utilizando-se de objetos dos mais diversos. Ainda para refletirmos sobre o assunto e reforçar a teoria sobre a música na pré-história basta lembrarmos da existência de tribos indígenas que mantêm total isolamento das sociedades organizadas e vivem ainda de forma rudimentar (paradas em um período da pré-história) e que possuem rituais envolvendo a música, utilizando a precursão corporal, a voz e objetos primários, básicos desenvolvidos para esse fim.
2. Definições da música
Segundo o Dicionário de Termos e Expressões da Música do pesquisador Henrique Autran Dourado (2008, p.214) música é “a arte de exprimir ideias por meio de sons”.
Para o artista e pensador Richard Wagner (1813 – 1883), a música é “a linguagem do coração humano”. Este conceito nos traz a ideia de ritmo, que é um elemento indispensável para a música assim também como para a vida, como por exemplo: batidas rítmicas do coração, frequência da respiração entre outros. Mas também nos mostra a ideia que a música tem grandes influências sentimentais e psicológicas no ser humano.
De acordo com Bréscia (2003) “a música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Mas o conceito mais usado é que a Música é a combinação de (1: melodia, 2: harmonia e 3: ritmo), de maneira agradável para o ouvinte”.
Obviamente, quando se fala sobre a música "pré-histórica", não se pode julgar a partir de um conceito atual de música. Este conceito mudou bastante com o passar das eras. O conceito clássico diz que "música é a arte de combinar os sons de maneira agradável aos nossos ouvidos". O conceito Romântico diz que "música é a arte de manifestar os diversos afectos de nossa alma mediante os sons". Neste século, com o fim de um único estilo dominante, onde a cada dia nascem dezenas de novos estilos musicais, dizemos apenas que "música é a arte de combinar sons e silêncio", conceito que se aproxima muito do que era a música para o Homem primitivo. A música mais moderna e tecnológica, a chamada música eletrônica, é predominantemente percutida e dançante, tal qual uma música tribal. A música tem o poder de despertar as mais variadas sensações em seus ouvintes. Pode servir de estímulo; por isso muitas vezes uma pessoa ouve uma canção e se sentes intonizada com ela e consigo mesma, e se sente melhor e consegue trabalhar melhor.
...