CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS
Por: GregJC • 1/7/2019 • Seminário • 261 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS
DISCIPLINA: PROGRAMAÇÃO VISUAL
GREGÓRIO JANSEN
ARTISTA MARANHENSE – ROMILDO ROCHA
São Luís
2018
ROMILDO ROCHA
O artista visual Romildo Rocha utiliza três expressões artísticas para fazer sua arte – a xilogravura, o muralismo e a ilustração. Suas obras abordam a beleza do cotidiano do maranhense do interior, suas memórias, seus costumes simples, enfim, a cultura rica do Maranhão e do Nordeste.
Os elementos da cultura popular maranhense e nordestina permeiam as obras de Rocha, que busca suas inspirações na literatura de cordel e nos traços fortes e vigorosos da xilogravura, onde retrata o sertanejo pobre do interior, o cangaceiro, a dançarina de tambor de crioula, a cozinheira, a mãe, o índio, o negro e os animais também, como cachorros e bodes, tão presentes nas casas simples do interiorano maranhense.
Como era de se esperar, seus traços são firmes e expressivos. As linhas são grossas e enfatizam o contraste entre o branco e preto, apesar de muitas das suas obras serem coloridas. Mesmo usando o expediente cromático, a paleta de cores é resumida e nota-se a presença de cores saturadas e complementares, acentuando a harmonia do conjunto visual.
Recentemente Romildo iniciou um projeto colaborativo, em parceria com vários outros artistas visuais, para pintar ilustrações nas paredes e muros de várias comunidades carentes da capital maranhense, com o intuito de mudar a visualidade desses lugares, quebrando a monotonia e proporcionando mais alegria aos moradores. Ações dessa natureza já foram realizadas em várias favelas e a última aconteceu na Vila Embratel, bairro da área Itaqui-Bacanga.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
...