Caetano Veloso
Por: Jonathan Vasconcelos • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Caetano Veloso
Caetano Veloso é um músico brasileiro, um dos criadores do movimento Tropicália no Brasil.
Caetano Emanuel Vianna Telles Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, no dia 07 de agosto de 1942. Com 14 anos foi com a família para o Rio de Janeiro, onde assistia aos programas de rádio de César de Alencar, Manuel Barcelos e Paulo Gracindo.
Em 1960, a família vai morar em Salvador, onde Caetano ganha um violão e canta com sua irmã Maria Betânia, em bares da cidade. Ingressa na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia.
Em 1967, grava “Domingo”, seu primeiro disco, com “Alegria, Alegria”, que é classificada em quarto lugar no III Festival de MPB da TV Record. Nesse mesmo ano em 21 de novembro, casa-se com Dedé Gadelha.
O grande marco de sua carreira foi o lançamento, em 1968, do disco “Tropicália”, disco-manifesto de que participavam, Gil, Gal, Tom Zé, Nara Leão entre outros. Em setembro, se apresenta no Teatro Da Universidade Católica, cantando junto com os mutantes “É Proibido Proibir”, onde recebe vaias. Três meses depois foi preso pelo regime militar.
Em 1969 veio o exílio, Lisboa Paris e Londres. De volta ao Brasil em 1972, faz show em Salvador, ao lado de Chico Buarque.
Em 1973 lançou “Araçá Azul” e produziu shows para Betânia, Gal, entre outros.
Em 1976 forma o grupo “Doces Bárbaros”, junto com Gal, Gil e Betânia.
Na década de 80, Caetano Veloso continuou fazendo shows e lançando discos. Ao lado de Chico Buarque, apresentou na televisão, o programa “Chico & Caetano”.
Em 1997, lança o livro “Verdade Tropical”, onde descreve sua formação musical e seu trabalho como cantor e compositor.
Em 2004, foi considerado um dos mais produtivos e respeitados músicos latino-americanos.
...