Calçados
Por: gudamasio • 29/5/2015 • Resenha • 306 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
1970-1990
Nos anos 80, a moda tornava-se exagerada e cheia de contraste. As roupas podiam ser largas ou justas, em tons pasteis ou neón, curtas ou largas, sexy o comportadas, sofisticadas ou inocentes. O corpo é modelado pelas academias de ginasticas e os músculos ficam á mostras.
Com a valorização do dólar nos anos 80, os americanos queriam status, e procuraram novamente roupas da alta costura europeia. Joias de pedras semipreciosas grandes, relógio Rolex e pulseiras com fileiras de diamantes eram símbolos de ascensão econômica.
Estilistas americanos como Perry Ellis, Ralph Lauren, Calvin Klein e Robert Lee Moris procuraram desenhar roupas despojadas que dessem realce aos acessórios.
Quando Ronald Reagan assumiu a presidência em 1981, a moda ficou mais formal, por influência de sua mulher, Nancy. Havia muitas festas, chás de caridade e jantares black- tie, e as elegantes usavam vestidos luxuosos criados por Oscar de la Renta,Bill Blass, Carolina Herrera e Geoffrey Beene.
Brasil
Anos 70 – Ditadura
1974- Início da redemocratização do país.
A televisão brasileira afirma-se, e as novelas, como Dancing Days , por exemplo, entram em uso o sapato de plástico, principalmente o marrom coca-cola, com meias de lurex.
Tudo podia ser feito com jeans: calças, camisetas, jaquetas, blusões, vestidos, sapatos, sandálias, macacões. Não é só adolescentes que usavam jeans. As pessoas buscavam uma moda mais esportiva e prática.
Na alta costura, que se dividia entra Rio e São Paulo, alguns nomes já estavam em atividade e outros começavam suas carreiras: Clodovil, Guilherme Guimaraes, Hugo Rocha, Denner, Zuzu Angel entre outros.
Na década de 80 se caracterizou pela febre dos shoppings, onde se instalaram lojas, muitas lojas dedicadas aos jovens, com roupas esportivas, para surfar e andar de skate. Lojas de departamento também fazem parte da história da moda do período
...