Característica: Arte
Projeto de pesquisa: Característica: Arte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BrunaGuiovana • 23/3/2014 • Projeto de pesquisa • 3.138 Palavras (13 Páginas) • 362 Visualizações
Escola de Ensino Médio Professor Roberto Grant
Professora: Marli
Aluna: Bruna Guiovana Preisler
Série: 3ª 13
Matéria: Artes
Assunto:
São Bento do Sul, 29 de Novembro de 2013
Sumário
Introdução____________________________________________________________03
Op Art_______________________________________________04
Contexto____________________________________________________________04
Conceito____________________________________________________________04
A origem da Op Art___________________________________________________05
Principais Artistas_____________________________________________________05
Elementos Estéticos__________¬¬¬¬_________________________________________07
Arte Cinética¬¬¬¬_________________________________________________________09
Contexto____________________________________________________________09
Conceito____________________________________________________________09
A origem da Arte Cinética___________________________________¬¬___________09
Principais Artistas____________________________________________________09
Elementos Estéticos___________________________________________________10
Pop Arte_____________________________________________________________11
Contexto____________________________________________________________11
Conceito____________________________________________________________11
A origem da Op Art___________________________________________________11
Principais Artistas____________________________________________________11
Elementos Estéticos___________________________________________________13
Obra Op Art__________________________________________________________14
Obra Arte Cinética_____________________________________________________15
Obra Pop Arte________________________________________________________16
Introdução
O desenvolvimento deste trabalho retratará um pouco da arte, a Op Art que significa arte óptica, Arte Cinética e a Pop Art que á expressão vem de arte popular. O contexto conceito, origem, principais artistas e obras á nível mundial.
OP ART
Contexto:
A Op Art nasceu e se desenvolveu simultaneamente nos Estados Unidos e na Europa, em meados da década de 60. O termo foi empregado pela primeira vez na revista Times no ano de 1965 e designa uma derivação do expressionismo abstrato. A primeira exposição de Op Art foi realizada em 1965 e recebeu o nome de The Responsitve Eye.
Conceito:
"Op-art" é uma expressão que vem do inglês optical art e significa “arte ótica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. Os trabalhos de op art são em geral abstratos e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se.
A construção da arte ótica teria início com base nas alterações das cidades modernas .O sofrimento do homem com a alteração constante em seus ritmos de vida também são uma preocupação constante. A vida rápida das cidades contribuiu para a percepção do movimento como elemento constituinte da cultura visual do artista. Outro fator fundamental para a criação da “Op Art” foi a evolução da ciência, que está presente em praticamente todos os trabalhos, baseando-se principalmente nos estudos psicológicos sobre a vida moderna e da Física sobre a Ótica.
A origem da Op Art:
Op Art é a forma abreviada de Optical Art, expressão inglesa que designa um movimento ou tendência iniciada na Europa e logo propagada aos Estados Unidos em começos da década de 1960. Op Art surgiu como uma rebelião aos estilos convencionais de arte, trazendo de volta as realidades do dia-a-dia e a cultura popular.
A Op Art opõe-se à harmonia estática da arte contemporânea tradicional, visando inversamente atingir um certo dinamismo que depende, muitas vezes, de estímulos visuais. Ligando-se remotamente ao futurismo e mesmo às pesquisas cromáticas dos impressionistas, desenvolvidas a parti das teorias de Michel-Eugène Chevreul, a Op Arte resvalou amiúde para a mera manipulação de fórmulas e receitas.
Seus críticos mais acerbos sustentam, por outro lado, não ser senão arte gráfica, porquanto a maior parte das obras produzidas dentro dos princípios da tendência podem prescindir dar cor, funcionando perfeitamente em preto e branco.
Principais Artistas:
A figura exponencial da Op Art foi Victor Vasarely, de origem húngara, radicado na França, podendo-se dizer que, a rigor, com ele surge e desaparece a tendência.
Victor Vasarely:
Nascido Hungria, na cidade Pécs, (9 de abril de 1908 — Paris, 15 de março de 1997) foi um pintor e escultor húngaro radicado na França, considerado o "pai da OP ART" (abreviatura de Optical Art).
Nasceu em Pécs na Hungria, tendo ido posteriormente estudar arte em Budapeste, onde se familiarizou com o movimento Bauhaus e com os trabalhos de Paul Klee, Kandinsky e Josef Albers. A influência destes, teve um impacto tal na sua obra, que se poderá afirmar que, nela, tenta resumir os princípios dos pioneiros da
...