Casa de apartamentos
Tese: Casa de apartamentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caravanssgm79 • 24/2/2015 • Tese • 609 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
RELATORIO TÉCNICO DE ATIVIDADE ACADÊMICA
CIENTÍFICO CULTURAL
Aluno: Roberta Costa Penna _____________________________ Prontuário: 1420224
Curso: Licenciatura em Matemática ________________________ Semestre: 2º
1-Atividade da Desenvolvida: Literatura Resumo Critica.
2-Local de Realização: Acervo Próprio.
3-Descrição da Atividade: O cortiço
4-Resumo:
O cortiço
Autor: Aluísio Azevedo
O livro “o cortiço”, trata-se de uma história de romance entre imigrantes portugueses, que se dividem em duas partes, de um lado da história João Romão que era o dono do cortiço, do outro Jerônimo trabalhador braçal que atua como gerente na pedreira de João Romão.
João Romão era um homem muito obsessivo pelo trabalho e ficou rico à custa de roubo que fazia no seu comercio e a exploração de sua amante Bertoleza. Se tornando rico aumenta seus negócios e deixa para trás sua amante que enganava ela com falsa carta de alforria.
Miranda uma comerciante de tecidos português, muda-se para o sobrado ao lado do cortiço, aos poucos ela e João Romão começam a ter interesses em comum e estabelece uma aliança entre eles. Que, no entanto planeja o casamento de João Romão e a filha de Miranda, Zulmira. João Romão então devolve Bertoleza a seus verdadeiros donos.
Então Jerônimo assume a condição de gerente da pedreira e muda-se para o cortiço com sua esposa Piedade. Sua honestidade, força e nobreza de caráter logo chamam a atenção de todos, porém e seduzido pela envolvente “Rita Baiana”. Jerônimo assassino Firma namorado de Rita abandona sua esposa e vai viver com Rita. No entanto entra em depressão física e moral e os dois acaba alcoólatra.
A decadência acaba afetando outros moradores do cortiço, Pombinha é uma delas, moça culta que aguardava a primeira menstruação para se casar. Seduzida pela prostituta Leonel, abandona o marido e vai viver com a amante, prostituindo-se também.
Conclusão:
Na literatura brasileira, O Cortiço é o romance mais exemplar da estética realista-naturalista.
Nele, pode-se perceber com clareza a visão que os naturalistas tinham das reações sociais no desejo de enriquecimento um dos exemplos é o personagem João Romão. A obsessão que ele tinha pelo trabalho de ficar rico a qualquer custo.
E ainda a imagem que os naturalistas faziam das relações pessoais no envolvimento amoroso no caso entre Jerônimo e Rita Baiana, que até hoje temos noticias de casos semelhantes aos do personagem.
___________________________ Aprovado Reprovado
07/12/14 ______________________
...