Competencias Profissionais
Dissertações: Competencias Profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lahdiv • 28/3/2015 • 1.258 Palavras (6 Páginas) • 336 Visualizações
Passo 1
A palavra administração tem sua origem no latim (ad= direção para, tendência para, e minister= subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função sob comando outro ou presta serviço a outro.
Com o passar do tempo a administração cresceu e tornou-se uma ciência, uma técnica e uma arte. Nos dias de hoje, a Administração figura como a única instituição que ultrapassa as fronteiras dos países e organizações, apresentando um significado global e mundial. A Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos e as competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia.
Vídeo “A lição dos 5%” de Max Gehringer
De acordo com o vídeo apresentado e as leituras complementares, para atingir resultados com os recursos disponíveis, o administrador precisa reunir e desenvolver algumas competências e habilidades, tais como:
Conhecimento: o administrador deve ter o conhecimento adquirido através dos estudos, bem como ter a capacidade de aprender cada vez mais e rapidamente, converter suas experiências em conhecimento e compartilhar com seus subordinados, pois o conhecimento só tem valor quando aplicado.
Julgamento: para saber analisar cada situação, e terespírito critico o suficiente para ponderar com equilíbrio, definir prioridades e tomar decisões. Com o julgamento o administrador define exatamente o que, como, quando e por que fazer algo.
Atitude: o administrador precisa ter atitude para sair da zona de conforto, correr riscos e lutar para atingir os objetivos. É o que faz o administrador defender seu ponto de vista, argumentar e o que o torna um formador de opinião e um agente de mudança na organização.
Habilidades técnicas: consiste em saber utilizar conhecimentos, técnicas, métodos e equipamentos necessários para a realização de tarefas.
Habilidades humanas: o administrador precisa ter a capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, saber se comunicar, compreender suas atitudes e motivações para ter uma liderança eficaz.
Habilidades conceituais: são necessárias por proporcionar ideias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber aonde chegar, a fim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias, além da capacidade de diagnóstico para a resolução de problemas e de visão futura para a geração de novas ideias e inovação.
Além das competências e habilidades descritas acima, podemos ainda citar outras que também são essências ao administrador moderno, como: criatividade, compromisso, curiosidade intelectual, flexibilidade, empreendedorismo e pro atividade.
Passo 3
A melhor teoria administrativa a ser usada e que melhor contribui com a transição que a empresa L.O.C.A.Lencontra-se é a teoria do Desenvolvimento Organizacional, que tem enfoque na mudança organizacional planejada e defende que as organizações devem se voltar mais às pessoas do que às técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento da empresa.
Com a Teoria do Desenvolvimento Organizacional a empresa L.O.C.A.L vai conseguir fazer uma mudança bem planejada, que ajudará a quebrar as barreiras que os funcionários mais velhos tem colocado, e acabar com os conflitos de gerações existentes, fazendo com que cada funcionário desenvolva suas competências, como também integrará os objetivos organizacionais e individuais de cada funcionário.
ETAPA 2 - Ética Profissional
Passo 1
A palavra ética se origina do termo grego ethos, que significa "modo de ser", "caráter", "costume", "comportamento".
É utilizada para conceituar deveres e estabelecer regras de conduta do indivíduo no desempenho de suas atividades profissionais e em seu relacionamento com clientes e demais pessoas.
Ética corporativa é a maneira de "ser" de uma organização. Significa que sua conduta pública orienta-se por princípios de valor consensuais, que caracterizam um perfil próprio. A ética organizacional pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados.
Diferenciar “ética” de “moral”
A Ética é a parte da filosofia que trata dos costumes, deveres e modode proceder dos homens nas relações com seus semelhantes, já a moral é um conjunto de preceitos e regras para dirigir as ações do homem, segundo a justiça e a equidade natural. Se for analisar, a moral não é algo individual, ela vem da cultura de uma sociedade. A moral estabelece limites, ela determina o que é correto ou não para aquela sociedade.
Código de Ética do Administrador
O Código de Ética Profissional do Administrador é um conjunto de regras, preceitos e valores que norteiam a conduta dos profissionais formados em administração. Busca um padrão de comportamento baseado na virtude, honestidade, boa conduta e confiança em prol da auto-edificação, do bom relacionamento social e do desenvolvimento da sociedade.
Em seus artigos o (CEPA) prega que o administrador deve exercer a profissão, sempre comprometido com o seu desenvolvimento e de seus clientes, sejam eles internos ou externos, defendendo os direitos, bens e interesses dos mesmos.
Bem como, exercer a profissão com honestidade, comunicando o cliente sobre as circunstancias de interesse para seus negócios, orientando e sugerindo as melhores soluções e apontando alternativas. Cumprindo fielmente e integralmente as obrigações e compromissos assumidos com qualidade e eficácia.
Pontos Essenciais de um modelo de gestão que preserve a ética
A cultura corporativa pode ser fator de sucesso
...