TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construtivismo

Por:   •  9/11/2016  •  Seminário  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Ainda no início do século XX, a Rússia possuía um sistema político Czarista, com sua economia fundamentada na produção agrícola e com relações trabalhistas feudais, provocando um estado de extrema miséria para a população.

Em 1917, com a luta do proletariado, o Czar era derrubado do posto, e entra em seu lugar um governo provisório. Como este governo provisório continuava a beneficiar a poucos é feita a Revolução Industrial de Outubro, uma revolução socialista, que tinha como objetivo uma nova sociedade justa e igualitária.

Em meio a essa realidade revolucionária, está situado movimento estético político denominado Construtivismo Russo. O construtivismo russo é orientado a propaganda do novo sistema político. Para essa propaganda chegar às massas, ela era extremamente simples e direta com a intenção de fazer entender entre os analfabetos que logo após a revolução somavam cerca de 70% da população.

Essa ideia de propaganda simples direta vem do líder da Revolução é maior propagandista do Estado Lenin que era conhecido por escrever assuntos complexos com simplicidade e clareza para que todos pudessem entender.

Com a realidade de uma nova sociedade, os artistas são incentivados a criar uma nova identidade visual uma arte que fosse útil à população saindo do representativo para o mundo cotidiano, trazendo o papel social da conscientização à importância de uma nova sociedade. Com isso os construtivistas russos estão entre os pioneiros tanto no design social como design funcional. Para realizar essa nova identidade visual após a revolução, são abertos diversos ateliers, os artistas são subsidiados pelo Estado e com fácil acesso às novas ferramentas, a experimentação de novas técnicas e os estudos gráficos foram se desenvolvendo.

Os artistas abdicam da concepção artística meramente contemplativa, buscando formas de expressão artísticas que pudessem transformar a arte, estabelecendo o novo paradigma de arte com sensibilidade, crítica e participação popular. Para isso os artistas começam a utilizar diferentes materiais em seus trabalhos como fotogramas, fotomontagens, superposição, trazendo as mensagens mais por imagens e símbolos do que pelo texto em si, com isso garantir uma abrangência e compreensão maior e mais fácil.

As principais características gráficas que marcaram o movimento são uso de cores puras, principalmente o vermelho, cor principal da União Soviética, o preto e o branco que garantiam um alto contraste, linhas diagonais representando a velocidade da máquina ligadas a operários e operárias principais braços da revolução. Tipografia sem serifa, garantindo uma impressão mais definida, e a fotomontagem, trazendo a realidade através de uma nova técnica e material para uma nova sociedade.

Apesar de grande parte dos artistas da época assinarem seus trabalhos em conjunto vindo de encontro com projeto de uma sociedade comunitária, muitos continuavam assinar individualmente seus trabalhos entre eles os expoentes do movimento são:

Alexander Rodchenko que foi integrado ao departamento de artes do Estado em 1920 e trabalhou principalmente com cartazes fotografia.

Liubov Papova que no construtivismo produziu principalmente cartazes publicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com