Cores E Texturas
Casos: Cores E Texturas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jorgeluizluz • 26/10/2014 • 882 Palavras (4 Páginas) • 266 Visualizações
JORGE LUIZ RODRIGUES DA LUZ
CORES, TEXTURAS E ILUMINAÇÃO NA ARQUITETURA
Resenha apresentada à disciplina Metodologia Científica do Curso de Arquitetura e Urbanismo do CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST.
Professora: Salete Xafranski Rodrigues
LAGES
2014
TEORIA DA COR – LINHA HISTÓRICA
As cores eram uma propriedade dos objetos, assim como peso, material, textura. Baseado no estudo dos números, afirmou que eram no total de seis, vermelho, verde, azul, amarelo, branco e preto.
Leonardo da Vinci:
Firmou-se em oposição a Aristóteles por dizer que a cor não era uma propriedade dos objetos, mas da luz. Havia uma concordância ao afirmar que todas as outras cores poderiam se formar a partir do vermelho, verde, azul e amarelo. Afirmava ainda que branco e preto não eram cores, mas extremos da luz.
Isaac Newton:
Acreditava na teoria corpuscular da luz. Realizou vários experimentos ao longo dos anos e revolucionou os conhecimentos sobre a luz.
Goethe
O experimento da luz decomposta em cores ao passar por um prisma foi explicado por ele como um efeito do meio translúcido (o vidro) enfraquecendo a luz branca. O verde seria a neutralização do azul e do amarelo. Os dois extremos tendem ao vermelho, que representa o enfraquecimento máximo da luz.
RELAÇÃO ENTRE COR E AMBIENTES
A Arquitetura utiliza as cores, tanto no interior quanto no exterior, para causar sensações na percepção humana. As cores podem se combinar de diversas formas para geração destes efeitos.
Analisa-se o perfil do usuário para indicação da cor. É fundamental a análise da iluminação, para atenuação do esforço visual.
CULTURA E INFLUÊNCIA
Culturas distintas podem ter diferentes significados para determinadas cores. A cor vermelha foi utilizada no Império Romano, pelos nazistas e comunistas.
Na pintura, escultura, arquitetura, moda, cerâmica, artes gráficas, fotografia, cinema, é geradora de emoções e sensações. A cor possui a característica de harmonizar-se com fatores da civilização, evolução do gosto e especialmente pelas influências e diretrizes que a arte marca.
ILUMINAÇÃO
ILUMINAÇÃO DO AMBIENTE
Um projeto de iluminação precisa considerar tanto a arquitetura do ambiente quanto seu estilo e utilização, nunca se esquecendo da harmonia entre cores de paredes.
ILUMINAÇÃO NATURAL
Todo ambiente deve contar com a iluminação natural. Uma maneira para boa utilização de forma natural é o uso de cores claras em todo o ambiente. . A preferência é por vidros incolores, que oferecem melhor aproveitamento da luz.
ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL
Todo ambiente deve contar com a iluminação artificial, além da natural. O ambiente tem que ser projetado de forma a ser iluminado totalmente, mesmo que apenas nos casos de necessidade.
UTILIZAÇÃO CORRETA DA ILUMINAÇÃO
Ambientes externos:
Em corredores de prédios e escadas dá-se preferência para instalação de lâmpadas incandescentes acionadas por sensores de movimento ou minuteiras. As fluorescentes comuns são mais indicadas para locais onde é preciso luz durante a noite toda.
Ambientes internos:
Na cozinha a preferência é para utilização de fluorescentes circulares. Em pias, bancadas ou mesas recomenda-se o uso de lâmpadas focalizadas.
Na sala de estar o adequado é o uso de lâmpadas fluorescentes tubulares ou circulares ou incandescentes. O ambiente dos corredores apresenta a necessidade de incandescentes compactas de baixa potência.
A iluminação do banheiro pode ser feita de maneira satisfatória através de incandescentes com bulbo leitoso de baixa potência nos dois lados do espelho.
CONFORTO AMBIENTAL
O conforto ambiental e a eficiência energética estão intimamente ligados, e se executados de forma correta podem gerar até 70% de economia de energia. Já para o conforto acústico
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