Cubismo: Características do Movimento Artístico
Por: Rebeccacosta • 12/8/2015 • Resenha • 1.253 Palavras (6 Páginas) • 603 Visualizações
Instituto Estadual de Educação
Cubismo
Alunos:
Disciplina: Artes.
Professora:
Turma:
Florianópolis, 13 de agosto de 2013.
Introdução:
Abordaremos nesse trabalho sobre o cubismo. Quais as caracteristicas do movimento artistico, os principais artistas relacionados a esse movimento e informações sobre o trabalho desses artistas.
O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon( “As Senhoritas de Avignon”) , pintura que Pablo Picasso levou um ano para finalizar. Nesta obra, este grande artista espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tanto nas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o ex-fauvista francês Georges Braque, há uma forte influência das esculturas africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas as geométricas. Pablo Picasso e George Braque inspiraram o cubismo e dentre os principais mestres estão, Fernand Leger, Juan Gris, Albert Gleizes e Jean Metzinger.
As Senhoritas de Avignon (Les demoiselles d’Avignon)[pic 1]
O cubismo é um tipo de arte considerada mental, que recusa a ideia de arte como imitação da natureza, afastando noções como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusorio. “Não se imita aquilo que se quer criar”, disse Georges Braque. A desvinculação com a natureza é obtida através da decomposição da figura em seus pequenos detalhes. Desta forma, um objeto pode ser observado de diferentes pontos de vista, rompendo com a perspectiva convencional e com a linha de contorno. As formas geométricas invadem as composições, as formas observadas na natureza são retratadas de forma simplificada, em cilindros, cubos ou esferas. O cubismo nunca atravessou o limite da abstração, as formas foram respeitadas sempre. As naturezas mortas urbanas e os retratos são temas recorrentes neste movimento artístico.
Guernica[pic 2]
Durante o desenvolvimento do cubismo há duas principais etapas, são elas:
- Cubismo Analítico: é o cubismo em sua forma mais pura e de mais difícil interpretação, onde a cor era moderada e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo, desta forma, a necessidade de não somente apreciar a obra, mas também de decifra-la, ou melhor, analisa-la para entender seu significado.
- Cubismo Sintético: é a livre reconstituição da imagem do objeto decomposto, assim, este objeto não é desmontado em várias partes, mas sua fisionomia essencial é resumida. Algo muito importante nesta etapa é a introdução da técnica de colagem, que introduz no quadro elementos da vida cotidiana (telas, papéis e objetos variados), onde as cores eram mais fortes. E o primeiro a praticar esta técnica foi Georges Braque.
Primeira guerra mundial e o cubismo
O fim do movimento cubista deveu-se à Primeira guerra mundial, em Agosto de 1914. Os artistas deixaram a arte para combater na guerra, em que o movimento cubista acabou por se extinguir. No entanto, o estilo permaneceu vivo nas obras de outros pintores, exercendo forte influência sobre a arte moderna como um todo. Pelas características abstractas, foi bastante adaptável e inspirando movimentos como o futurismo, o orfismo, o purismo e o vorticismo.
Os principais pintores cubistas foram o espanhol Pablo Ruiz Picasso (1881-1973), que criou obras como Guernica, Retrato de Ambroise Vollard e Natureza Morta.
Retrato de Ambroise Vollard Guernica[pic 3][pic 4]
George Braque (1882-1963). Ele juntamente com Pablo Picasso fundou um dos movimentos artísticos mais importantes de todos que foi o Cubismo. Focalizou em pintar quadros de pinturas figurativas e natureza-morta.
Violin and Pitcher Musical Instruments O Viaduto de L'Estaque[pic 5][pic 6][pic 7]
Juan Gris (1887-1927).A arte de Juan Gris passou pelo cubismo sintético , do qual ele se tornou um intérprete constante, ao contrário de Picasso e Braque, cujas obras eram cubista monocromática. Gris pintava com cores brilhantes, harmoniosas e muitas vezes ousadas, sua preferência pela clareza e ordem influenciou o purista estilo de Amédée Ozenfant e Charles Edouard Jeanneret.
A Pot of Geraniums Bananas Book Pipe and Glasses[pic 8][pic 9][pic 10]
...