Dança - Museu Afro
Por: Fabio Teixeira • 22/10/2017 • Trabalho acadêmico • 886 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
Ficha de Atividade de Estudo e Pesquisa: Trabalho de Campo
Disciplina: História da Arte
Atividade:
Avaliação e Considerações sobre a visita ao Museu afro Brasil (MAB)
Nome: Fabio Junior Teixeira
Data da entrega da ficha:
“A exposição do acervo do Museu Afro Brasil
pretende contar uma outra história brasileira. (...)”
Com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje, o acervo abarca diversas facetas dos universos culturais africanos e afro-brasileiros. Atualmente, está divido em 06 núcleos: África: Diversidade e Permanência, Trabalho e Escravidão, As Religiões Afro-Brasileiras, O Sagrado e o Profano, História e Memória e Artes Plásticas: a Mão Afro Brasileira.
O roteiro focou o núcleo África: Diversidade e Permanência da exposição do Acervo do Museu Afro Brasil, no 2º piso. Núcleo dedicado à riqueza cultural, histórica e artística dos povos africanos. Exibe obras das mais variadas funcionalidades e concepções estéticas, que demonstram a competência técnica dos seus autores e exemplificam a imensa diversidade desse continente. Nas vitrines estão expostas desde máscaras e estatuetas feitas em madeira, bronze e marfim até vestimentas bordadas em fios de ouro, todas originárias de diferentes países e grupos culturais como Attie (Costa do Marfim), Bamileque (Camarões), Luba (Rep. Democrática do Congo), Tchokwe (Angola) e Iorubá (Nigéria).
- Neste espaço da exposição quais as obras que mais lhe afetou? Na indicação anote informações: qual região africana (marca/referência espaço contextual); se há referência às marcas temporais caso não, qual referência (se de função sociocultural, etc.); autoria; título da obra; Matéria expressiva (veículo de expressão – material utilizado); modos de fazer e/ou modos de confecção (Técnicas)
- Entre estas obras escultóricas indique a escolha de duas:
Marcia Magno
Zumbi dos Palmares 2008
Escultura em fibra de vidro
(Aquele lutou pela libertaçao do seu povo)
Barscuglia
Capoeira 1979
Bronze
- Associe ao texto de PIRES
- Do Vídeo Vadiação de 1954 comente as observações sobre: a gerência do peso; transferência de apoios; relações- coluna vertebral/pés/cabeça/braços/mãos/bacia; relação com o espaço; outros pontos de vista observados.
Em ralação ao vídeo deu para perceber essa questão de equilíbrio, a forma de utilização do corpo e notória os cuidados e os equilíbrios que os mesmos tentam ter para realizar cada movimento de luta, o que me veio em mente que era um contato e improvisação oposto pois no contato e improvisação realizamos o toco e o cuidado com nosso parceiro, já na capoeira eles tem que ter o autocontrole mas sem tocar no seu adversário
- Idem sobre a escultura de Borscuglia, Capoeira de 1979, em Bronze.
Intensa, como a arte pode ser expressada e ser desenha quase que em sua forma original, vê os dois capoeiristas e a representação da escultura com seu detalhe, dá para se imaginar o trabalho que o artista deve ter tido pois a expressividade era grande, e interessante para e pensar como uma simples imagem pode gerar algo tao deslumbrante de se olhar, e notório os cuidados que o artista teve em expressar a escultura os cuidados assim representado pelos capoeiristas a forma cuidadosa de se equilibrar e fazerem a utilização do corpo de forma adequada.
- Anote os pontos de vista observados na instalação sobre a Virgem de Caetano Dias e associe ao texto de PIRES
- Durante a visita manteve a orientação sobre a experiência da observação, apreciação, fruição, sem a preocupação e ação de fotografar, em registrar em alguma mídia?
Sim foi mantida a orientaçao.
Ferramentas de apoio para observação e análise uma escultura:
- Forma de expressão artística que se faz na manipulação de matéria prima
- Com a intenção de criar formas tridimensionais
- Com significação estética autônoma
- Supõe volume no espaço
- Com valor em si mesmo e relação com o espaço em seu em torno
- Define certa (ou incerta) silhueta
- Gera massa que pode sugerir: peso e solidez e/ou leveza imaterialidade
- A massa afirma-se por meio da superfície
- Valores táteis (ainda que percebidos por meio do olhar):o brando, o duro, o tenso, o rugoso, o liso, a cor
- Estar ou não submetida ou agregada a determinado marco arquitetônico
- Ambiente da escultura
- Ter certa distância para todos os pontos de vista possíveis, considerando sua relação com outros elementos artísticos ou naturais do lugar.
- Valores simbólico-perceptivos
- Autônoma (exige desprendimento em relação ao espaço ao seu redor)
- Associada à arquitetura (relações iconográficas e representativas); ornamentais
Ferramentas de apoio para observação e análise uma pintura:
- Aspectos formais
- A linha
- O volume
- O espaço
- A cor
- A luz
- A composição
- Aspectos estéticos, sociais, funcionais e simbólicos:
- Toda pintura responde ao gosto de uma época, lugar ou artista concretos, o que permite classificá-la em determinada corrente, que responde a determinadas características.
- Uma imagem constitui um objeto cultural, que teve, em seu tempo, determinado papel pessoal ou social, que se transforma, em todo ou em parte, com o passar do tempo.
- Ainda que a maioria das pinturas seja objetos artísticos móveis, elas foram concebidas para cumprir determinada função ou lugar, conservado ou perdido, estritamente associado a seu significado histórico. Podem também fazer parte de uma coleção.
- Como toda linguagem artística, uma pintura possui significados que vão além meramente derivados de sua forma e tema; expressa ideias abstratas que podem ter seu valor apreciado.
...