Diego Rodriguez De Silva Y Velázquez
Trabalho Universitário: Diego Rodriguez De Silva Y Velázquez. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: falvesmatos • 2/12/2014 • 720 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
Diego Rodriguez de Silva y Velázquez
Sevilha, 6 de Junho de 1599 — Madrid, 6 de Agosto de 1660
Num período em que a pintura, em geral, primava pelo retrato imparcial das figuras, Velázquez traz uma nova visão sobre essa arte. Artista barroco, cuidou de forma atenciosa as noções de equilíbrio, proporção, profundidade... Enfatizou a elaboração de retratos de integrantes da nobreza e a pintura de cenas históricas. Também retratou elementos da mitologia. Aplica fundos escuros e busca por detalhes, privilegiando as expressões faciais, buscando a individualidade de cada personagem retratado, para deixar a obra mais real possível. Tornou-se um artista exemplar para o Realismo e Impressionismo.
A ele é reconhecida a autoria de mais de cem obras, contudo, como raras vezes as assinava, muitas eram-lhe atribuídas sendo de outros artistas. Suas obras chamam a atenção pela aparente naturalidade, contudo, não são fruto da simples observação, mas de uma árdua elaboração intelectual, na busca de uma representação ideal do mundo em formas ideais.
Cristo na Casa de Marta e Maria
A temática religiosa, sempre presente na arte Barroca, está aqui retratada. Reparem nas marcas de expressão nas faces e mãos da figura idosa. Perfeito!
Cristo na casa de Marta e Maria
Como o título indica, a obra aborda uma temática religiosa, situação que predominava na pintura de Sevilha na época. A cena principal, no entanto, acontece em um segundo plano da composição, pois pessoas comuns ocupam o primeiro plano. O que Velázquez fez foi trazer o tema religioso para o cotidiano popular da época. Esta abordagem de Velázquez é contrária (e inovadora) àquilo que caracterizava a pintura de Sevilha. Ele introduziu elementos próprios da pintura de Natureza-Morta, como alimentos, objetos e utensílios domésticos, e da Pintura de gênero, como os afazeres domésticos, na representação de uma passagem bíblica (sobre arte com temática religiosa, ver Claustro).
As roupas dos personagens demonstram uma certa rigidez, o que pode nos remeter a volumes escultóricos das formas, relacionado à preocupação com a aparência e textura dos objetos, própria da primeira fase de trabalhos do artista. No desenvolvimento de sua pintura, essa preocupação cede lugar às manchas de cor, revelando as suaves e penetrantes gradações de luz nas formas. Outra característica da fase inicial é o predomínio das tonalidades sombrias, marrons e sienas, que se contrastam com a luz. A luz, importante elemento visual da arte do barroco, é o que dá ritmo à obra, conduzindo o olhar sobre a composição e aos níveis de profundidade (ver Iluminação).
Até os ovos e peixes, ali destacados em uma ação culinária, representam a vida religiosa do povo espanhol da época, são alimentos consumidos durante a Quaresma, época de jejum e de penitência entre os católicos. É uma composição em que a referência de uma vida espiritual se apoia no ser humano. As pessoas representadas são comuns, mas nem por isso deixam de ser tratadas como seres individualizados. Na há estereótipos nos personagens, mas personalidade e sentimentos, reflexos da natureza humana - outra característica da arte barroca.
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