Ensino de Arte visuais e tecnologias contemporâneas
Por: 0898569 • 25/4/2018 • Trabalho acadêmico • 612 Palavras (3 Páginas) • 390 Visualizações
1 Ensino de Arte visuais e tecnologias contemporâneas
Introdução
O advento das tecnologias contemporâneas fez surgir a “sociedade do conhecimento”, tendo causado grandes alterações na forma das pessoas interagirem e se relacionarem no mundo em vários setores. No contexto escolar, o computador, a Internet e os recursos midiáticos levaram a educação para uma nova dimensão, tanto pelas novas formas de mediação do processo do conhecimento, quanto pelo novo perfil dos alunos, sempre conectados com o mundo.
Quando bem utilizados em sala de aula, os computadores conectados com a internet, reconfiguram o papel do professor e do aluno. Da mais autonomia aos alunos, tendo em vista que cria uma maior responsabilidade pela construção do conhecimento.
Mas infelizmente, o ensino das Artes nas escolas enfrenta diferentes problemas, escassez de materiais didáticos, técnicos, estruturais e falta de investimentos na qualificação de professores formados na área, para orientar os alunos na investigação de novas áreas do conhecimento, o que para um grande número de estudantes brasileiros, os avanços tecnológicos é uma realidade ainda muito distante.
O uso das tecnologias sem dúvida traz novas possibilidades à educação, mas exige uma nova postura educacional, uma nova postura social, uma nova postura artística. A sociedade está em constante transformação e como educadores somos agentes dessas transformações, portanto aí a necessidade de como educadores, também precisamos reciclar-nos continuamente.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem uma abordagem ampliada em relação ao ensino de Arte na escola, começando pela terminologia Artes Visuais, ao invés de Artes Plásticas. Enquanto a última aborda diferentes linguagens das artes plásticas, como pintura, escultura, gravura e desenho, as Artes Visuais aborda outras formas de expressão artística, como a fotografia, o cinema, o cinema de animação, a vídeo-arte e a computação gráfica
Atualmente, a maior parte de crianças e jovens está inserida em uma cultura na qual o computador e a internet são comuns, fazendo com que o pensar e aprender estejam relacionados com a rapidez às informações das diversas possibilidades de caminhos que são oferecidos por esses recursos. Por isso é importante de se desfazer de posturas tradicionais e se adequar às mudanças. É preciso disposição para o novo. Portanto, é necessário participação, o interesse e o envolvimento de um coletivo escolar.
1 Tema
Interação da Arte no Museu
A partir da utilização de recursos tecnológicos, buscar desenvolver habilidades registrando observações de visitas virtuais desenvolvendo a capacidade de sínteses de informações e conhecimentos.
2 Objetivo Geral
Integrar as novas tecnologias ao ensino da arte tem como objetivo principal abrir novas possibilidades, de socializar, de interagir, de trocar, atingindo o individuo em todos os sentidos. A arte é uma área de conhecimento que vive uma nova realidade e explora novos meios.
...