Mudanças ocorridas no ensino de artes visuais
Por: j201195 • 12/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.518 Palavras (11 Páginas) • 315 Visualizações
Estagio supervisionado
Autor : Carla Esteves de Sousa
Tutor externo Maristane Oliveira Carvalho
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Segunda Licenciatura em Artes Visuais (FSV)
(TURMA FSL0128/1)
25/06/18
RESUMO
Este estágio é uma exigência da faculdade em que oportuniza o licenciando a confrontar a teoria e prática através da experiência em sala de aula. Este trabalho está dividido em preparação, planejamento e desenvolvimento. O trabalho será realizado concentrado na área da didática e metodologia do ensino das artes visuais. No trabalho será tratada a importância do estudo das artes e da variação dos materiais e metodologias para facilitar a prática em sala de aula. o estudo da didática e a metodologia das artes visuais contribui para um melhor desempenho em sala de aula, visando a aprendizagem significativa e proporcionar ao aluno estagiário um novo estudo acerca das artes visuais.
Palavras-chave: Artes visuais. Metodologia . Didática .
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho está focado na área de concentração sobre o estudo da didática e metodologia para o ensino das artes visuais. A escolha desse tema se deu pela necessidade de pesquisar sobre a diversidade de materiais e as inúmeras possibilidades de ensinar artes visuais.
A didática deve ser uma proposta metodológica que auxilie os alunos a aprendizagem.
Que a proa e a popa da nossa didática sejam: buscar e encontrar um método para que os docentes ensinem menos e os discentes aprendam mais; que nas escolas haja menos conversa, menos enfado e trabalhos inúteis, mais tempo livre, mais alegria e mais proveito; que na república cristã haja menos trevas, menos confusão, menos dissensões, mais luz, mais ordem, mais paz e tranquilidade (COMENIUS, 2006, p. 12)
Os alunos precisam fazer descobertas a partir das orientações do professor, pois é ele quem conduz o aluno ao aprendizado, porém é o discente que deve ir em busca de seu conhecimento. Para que haja uma aprendizagem prazerosa como sugere Comenius é preciso que os alunos produzam uma consciência verdadeira e que a criatividade do aluno não seja negada em nenhum caso.
As aulas de artes devem seguir as seguintes etapas, planejamento, estudo, execução e avaliação. PIMENTEL ( 2014, p.18) sugere que:
Estudar as metodologias de ensino aprendizagem de Arte é tão importante quanto a reflexão sobre o pensamento artístico e suas manifestações, uma vez que o objeto de pesquisa é o processo ensino/aprendizagem em toda a sua complexidade. O conhecimento de como se ensina, da visão geral do que seja ensinar, é extremamente importante, mas não pode ser a totalidade, assim como o estudo da prática artística não pode se limitar à aprendizagem de técnicas
O processo de ensino de artes está relacionado a um processo mediador na construção do conhecimento e não deve se limitar a técnicas, mas na complexidade da construção do conhecimento. O professor de artes deve ter consciência da importância de seu trabalho e que ensinar artes no Brasil na atualidade não é uma tarefa fácil, pois requer dialogar a arte com a cultura, religião, etnias e os saberes de um povo.
Este trabalho está organizado em algumas partes:
A primeira parte será fazer uma análise da didática e metodologia do ensino de artes visuais. Onde será feito um estudo sobre o ensino de artes na atualidade e as mudanças ocorridas no ensino de artes . Também será estudado sobre as novas metodologias de ensino que devem ser adotadas para o desenvolvimento do aluno nas aulas de artes. A segunda parte é um relatório da vivência do estágio onde será relatado o que ocorreu durante as observações, entrevistas e regências de aulas.
2. Didática e Metodologia em Artes Visuais
Mudanças ocorridas no ensino de artes visuais
O ensino de artes sofreu muitas mudanças desde que ela foi inserida no currículo escolar através da Lei de Diretrizes e Bases 5692/71. No Brasil o ensino de artes surgiu em 1970, entretanto os educadores já lutavam para ter a artes no currículo bem antes desde o século XIX. O quadro a seguir mostra algumas mudanças em torno do ensino de artes visuais no Brasil
Data | Fato ocorrido |
1920 | Tentativa das escolas de implantar o ensino de artes visuais nas escolas. |
1970 | Surgimento do ensino de artes visuais |
1971 | A arte é incluída no currículo escolar através da Lei de Diretrizes e Bases 5692/71. |
1973 | Surgem os primeiros cursos de licenciatura em educação artística |
1980 | Surge a arte educação, um movimento que ajudou a definir a função do professor de artes. |
1996 | Foi elaborado os parâmetros curriculares nacionais – PCNs. Esse documento foi referencia para os professores para se orientarem e compreender a arte como manifestação humana. |
1998 | O PCN-Arte foi dividido em duas partes. A primeira propõe um estudo de arte no âmbito educacional e a segunda divide a disciplina de artes em quatro partes: artes visuais, dança, teatro e musica. |
Século XXI | Campanha de reciclagem mostrando a importância do fazer artístico usando materiais descartados pela sociedade. |
Através do quadro acima pode perceber que houve mudanças significativas relacionadas ao ensino de artes no Brasil. Desde o século XIX até a contemporaneidade houve uma evolução no ensino de artes e também um novo olhar para a ecologia e a preservação ambiental onde associou-se a arte a reciclagem de objetos descartados que iriam para o lixo. Essa nova proposta de ensino mostrou a possibilidade de fazer arte com poucos recursos. Nesse período houve também a valorização do artesanato, que até então estava esquecido, pois o mesmo foi substituído pela arte moderna desenvolvida na Europa e que era trazido para o Brasil por uma fortuna. Com a valorização do artesanato os artesãos passaram a ser conhecidos no Brasil e até mesmo no exterior e seu artesanato pôde ser reconhecido fora do país.
...