Escultura
Por: loreviz • 28/10/2015 • Seminário • 358 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
Atual: Steve Wang
Começou a carreira como artista de efeitos especiais: um dos maiores “monster maker” do mundo, nasceu em Taiwan, se mudou pros EUA quando criança.
Ganhou fama sendo um dos responsáveis pelo “Predador”, sendo o responsável pelo visual da criatura. Ao longo dos anos, se especializou em criar “monstros” pro cinema, sendo um dos principais responsáveis pelo visual do Godzilla (filme norte americano dos anos 90), Planeta dos Macacos, Gremmlins, MIB, Thor, Hellboy e Robocop, dentre outros.
Apesar de sempre ter trabalhado com escultura no cinema, criando modelos dos personagens, nos últimos anos Steve tem trabalhado com foco num ramo mais “nerd”, criando estátuas para eventos de games, quadrinhos e esculturas no ramo de colecionáveis.
http://imgur.com/a/J4fiQ
http://imgur.com/a/g6BXT
http://imgur.com/a/Lc26V
https://www.facebook.com/StevewangCreatureCreator?fref=nf
Anterior: Auguste Rodin
Francês, Rodin é considerado um dos progenitores da escultura moderna, mas não tentava romper com o estilo tradicional (foi educado tradicionalmente, teve o artesanato como abordagem ao seu trabalho, e desejava o reconhecimento acadêmico). Tinha um talento especial para modelar superfícies complexas . Como suas obras mais originais tinham influência de temas mitológicos e alegorias, enquanto as obras tradicionais tinham estilos mais estereotipados e decorativos, foi muito criticado, embora tenha conquistado muita fama ainda vivo. Devido a dificuldades na sua juventude em deslanchar (especialmente por ter sido rejeitado na Grand École e pela morte de sua irmã, que o fez parar com a escultura por um tempo), sofreu com a pobreza até cerca de 40 anos, quando um amigo lhe ofereceu um emprego para trabalhar criando vasos e enfeites de mesa, que conquistaram a Europa inteira. Ele se casou com sua companheira ao longo da vida, Rose Beuret, no último ano de vida de ambos
Os dois artistas possuem mais diferenças que semelhanças, porém existem algumas coisas em comum: ambos prezam pelo maior realismo possível em suas obras, os dois possuem um talento especial para esculpir superfícies complexas, ambos são referência para os escultores subsequentes, por terem desenvolvido técnicas sofisticadas, e ambos decidiram que sua arte iria seguir um caminho pessoal: independente de críticas e dificuldades (no caso de Rodin) ou de propostas mais rentáveis (no caso de Wang), os dois decidiram que iriam encaminha sua arte pelo caminho que mais lhes dava prazer.
...