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Realismo em escultura

Seminário: Realismo em escultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Seminário  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

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O Realismo na escultura

O grande representante realista foi o Auguste Rodin. O escultor não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano.

obras destacadas:

• Balzac

• Os Burgueses de Calais

• O beijo

• O pensador

O realismo na Arquitetura

Entre 1850 e 1900 surge uma nova tendência estética chamada Realismo.

A arquitetura beneficiou-se com o avanço da tecnologia contemporânea.

Abriram-se novas perspectivas para os profissionais da arquitetura e engenharia, facilitadas pelo impulso da industrialização e outra realidade para a urbanização das cidades, com o uso dos novos materiais como o vidro, o ferro, o aço, o cimento e principalmente o concreto armado.

Surgiu a necessidade das novas construções para a modernização das cidades como fábricas, estações ferroviárias, armazéns, bibliotecas, moradias, escolas, hospitais, enfim, tudo que atendesse ao chamamento da nova realidade de vida tanto dos operários quanto da burguesia

Curiosidades

• Os realistas, entretanto, queriam focalizar os fatos tal qual se apresentavam em seu lado mais sombrio, despindo a ficção da fantasia. Para isso, deslocam o olhar do mundo dos ricos para o mundo dos pobres.

• O realismo surgiu na segunda metade do século 19. Foi essencialmente uma reação ao idealismo da literatura romântica.[

• Um exemplo que não pode deixar de ser citado, até por ser o pioneiro, é romance "Madame Bovary" (1857), de Gustave Flaubert, que critica com sutil ironia a hipocrisia da educação sentimental burguesa. A partir daí, a obra literária tornou-se um instrumento de denúncia e crítica social.

• No âmbito do conteúdo, na literatura realista não há heróis: pessoas comuns protagonizam os romances. Os autores estão preocupados em fixar sua psicologia, mostrando o que há por trás de suas ações ou atitudes.

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