Estética Artística
Casos: Estética Artística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marques33 • 7/3/2015 • 499 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Título do Projeto: ARTE E CONCEITO
A arte conceitual é aquela que considera a ideia, o conceito por trás de uma obra artística, como sendo superior ao próprio resultado final. A partir de 1960, essa forma de encarar a arte, espalha-se pelo mundo inteiro, abarcando várias manifestações artísticas. Entretanto, desde Duchamp podem ser percebidos os primeiros indícios da sobrevalorização do conceito. Um trabalho de arte conceitual, em sua forma mais típica, costumava ser apresentado ao lado da teoria. Pôde-se assistir a um gradual abandono da realização artística em si, em nome das discussões teóricas. A arte como ideia em que dá definições de pintura, divididas em itens sobre um fundo negro, é um bom exemplo de trabalho conceitual. Os artistas não se incomodavam em evitar as trivialidades, em criar elementos que tornassem interessantes suas composições agradáveis ao olhar. Pelo contrário, era preferível que nada desviasse a atenção da ideia que um trabalho deveria expressar. Alguns artistas iam mais longe, afirmando que essas imagens triviais poderiam refletir a própria superficialidade de quem as observa. Grande parte dos artistas conceituais, tinham por objetivo popularizar a arte, fazendo com que ela servisse como um veículo de comunicação. A arte contemporânea se consolida nos anos 70, com a Pop Arte, o Expressionismo Abstrato, a Arte Conceitual, o Minimalismo, a Arte Geométrica e a Art Street, desenvolvida nas ruas, influenciada pelo grafit e pelo movimento hip-hop.
Conceito de Mosaico
O mosaico é uma expressão artística na qual o artista organiza peças pequenas coloridas e as colam sobre uma superfície, formando imagens, figuras geométricas ou abstratas. A palavra “mosaico” tem origem na palavra grega “mousein”, que também deu origem às palavras “música e museu”, e também significa “próprio das musas”. É também chamada de Arte Musiva. O mosaico é uma forma de arte decorativa, tendo-se utilizado vários tipos de materiais e aplicações ao longo dos tempos. O Mosaico é uma arte milenar que nos remete à época greco-romana, na qual teve seu apogeu. Era utilizado na criação de pavimentos e em paredes. O artista tem que saber harmonizar a combinação de vários ingredientes. O que importa é soltar a imaginação e deixar que ela guie as mãos do artífice, para que assim ele possa compor obras criativas. Por serem duradoras, a Arte em Mosaico é chamada de pintura para a eternidade. Como exemplo, podemos citar os Mosaicos Bizantinos, o Estandarte de Ur, atualmente exposto no Museu Britânico, e temos Mosaicos Modernos, como o Calçadão de Copacabana no Rio de Janeiro, que representa de uma maneira estilizada, as ondas do mar. O maior expoente do mosaico brasileiro no século XX, chama-se Paulo Werneck. Suas obras podem ser encontradas nas entradas do Edifícios no Rio de Janeiro. Na Rua Décio Villares no bairro Peixoto-RJ, é possível apreciar uma de suas obras. Resumindo, o Mosaico é a técnica de transformar materiais variados em fragmentos diminutos, que posteriormente serão unidos como num quebra-cabeça criando uma figura única.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/mosaico
...