Estética da sensibilidade
Resenha: Estética da sensibilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bulando • 2/9/2014 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
40. "A estética da sensibilidade realiza um esforço permanente para devolver ao âmbito do trabalho e da produção a criação e a beleza, daí banidas pela moralidade industrial taylorista." (PCNEM, p. 110). O texto que define os princípios orientadores do currículo no Ensino Médio brasileiro expressa uma concepção de Estética que pode ser caracterizada na seguinte alternativa:
a) A Estética é uma teoria acerca das experiências, objetos e juízos envolvidos na atividade artística, dentre os quais podemos destacar a questão do Belo, da percepção sensível, da criatividade e dos sentimentos expressos nas obras de arte, estendendo-se às atitudes que possuem essas características e se contrapõem às atitudes tecnificadas pela mecanização do trabalho e das relações sociais.
b) A Estética é a parte da Filosofia que investiga as condições sociais de produção da arte, suas características físicas e as condições subjetivas dos artistas que produzem as obras, conceituando esses aspectos através de teorias.
c) A definição mais adequada de Estética é a que se refere às propriedades essenciais das obras de arte, propriedades que existem em todas e quaisquer obras e que, em sua ausência, descarta-se a qualidade artística de um objeto, atitude ou conjunto de obras.
d) O texto da Lei concebe a Estética como uma teoria da obra artística como imitação da realidade, cuja qualidade pode ser avaliada pela fidelidade da obra aos objetos ou fatos representados, condição sob a qual a criatividade é caracterizada como a capacidade de dar beleza a algo que é objetivo.
e) Os princípios estéticos aos quais se referem a Lei concebem a Estética como uma teoria da expressão artística dos sentimentos dos produtores das obras de arte, sendo apenas esses sentimentos que podem caracterizar a obra de arte e as qualidades estéticas enquanto tais.
...