Expressionismo alemao
Por: JohnnieTK • 29/5/2016 • Artigo • 373 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
História da Arte
Johnny Ueda- 15039522
O Expressionismo Alemão nasce em uma Alemanha apática esmaecida e abatida pela Primeira Guerra Mundial, que influencia diretamente o movimento, tendo seu auge em 1920.
Se contrapondo ao realismo do século XIX, o expressionismo alemão é influenciado por várias vertentes da arte, dando vazão ao mundo interior do artista: seu estado de alma e seus sofrimentos. Trazendo como temática a loucura, a angústia, o sobrenatural e o grotesco.
O gabinete do Dr. Caligari (1919), de Robert Wiene, segue uma nova forma de cinema, com temas sombrios, formas distorcidas, designs de sets com linhas deformadas que contrariavam o senso de equilíbrio, forte uso de sombras, personagens bizarros e assustadores, uma excessiva dramaticidade, tanto na atuação quanto na maquiagem e cenografia fantástica de recriação do imaginário humano, representando toda a desilusão, desconfiança e isolamento predominante na sociedade naquele tempo. Casas pontudas, cadeiras muito altas, escadas tortas e a justaposição de formas parecidas.
As formas geométricas ajudam a expressar os sentimentos dos personagens, como os triângulos maquiados nos olhos que garantem um ar ainda mais mórbido ao sonâmbulo Cesare e as linhas suaves do quarto de Jane, que exprimem a paz de espírito da moça. A própria casa do Dr. Caligari parece pequena e apertada por fora, dando uma sensação de incomodo em quem vê, refletindo o distanciamento do espectador com as práticas do doutor.
Nos anos 2000, a banda de rock americana Red Hot Chilli Peppers lançou o álbum “Californication” contendo a faixa Otherside. Dirigido por Jonathan Dayton e Valeire Faris.
O videoclipe desta música apresenta diversos elementos do movimento, como: a predominância do preto e branco no clipe, elementos do cubismo e paisagens distorcidas, semelhante ao estilo gótico de “O gabinete do doutor Caligari”. A insanidade e confusão, nos integrantes tocando os instrumentos nos fios de eletricidade, as asas feitas dos lábios do rosto feito no quadro, a luta com o pássaro gigante e ambientes que se passam nos trabalhos do artista gráfico M.C. Escher estão presentes no videoclipe.
O videoclipe foi dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris em preto e branco/monocromia semelhante ao estilo gótico de O gabinete do doutor Caligari de Robert Wiene, todo influênciado pelo expressionismo alemão. Elementos docubismo e trabalho do artista gráfico M.C. Escher também são vistos no vídeo.
...