Resenha Expressionismo Alemão
Por: Ítalo Liz • 21/5/2017 • Resenha • 533 Palavras (3 Páginas) • 137 Visualizações
O EXPRESSIONISMO ALEMÃO
Durante grandes tragédias que nasceram alguns movimentos artísticos na nossa sociedade, um deles, foi o expressionismo alemão, que surgiu após a Primeira Guerra Mundial, em um momento em que a Alemanha passava por uma pós guerra, onde havia muito desemprego, fome, crise, cidade destruída e uma grande desesperança. Os expressionistas não tinham como objetivo representar a realidade concreta. Tinham o interesse mais pelas emoções e reações subjetivas que objetos e eventos suscitavam no artista e no que ele tratava em expressar por meio do uso da distorção, do exagero e do simbolismo.
Dentre as principais características do expressionismo alemão estão o contraste entre claros e escuros, enquadramentos enviesados. A maquiagem dos personagens é extremamente marcada, carregada e exagerada. A cenografia dos filmes é mais importante do que a montagem. Os cenários são completamente irreais, com linhas fora de esquadro.
Na estrutura narrativa, uma das experiências mais marcantes era a de evitar o uso de letreiros narrativos e/ou explicativos: era um cinema interessado em mostrar, e cada um que entendesse da sua forma a mensagem transmitida. A descontinuidade era parte do processo narrativo, sendo o espectador o responsável pela construção da narrativa. Nas histórias vemos personagens caricatos e esquisitos, monstros, vampiros. O realismo expressionista traz questões psicológicas e sociais que são abordadas mais a fundo.
O ideal cinematográfico do movimento era expor um apocalipse moral de um mundo em crise, a Alemanha, contestando os valores da sociedade alemã, focando em suas emoções e expressões subjetivas.
Um dos principais e mais marcantes filmes da história do cinema mundial é o filme O Gabinete do Dr. Caligari de Robert Wiene, sua importância é indiscutível, pois foi o primeiro e mais importante filme do expressionismo alemão, antecedendo os clássicos “Nosferatu” de Murnau e “Metrópolis” de Fritz Lang, tornando-se o primeiro filme do cinema de horror. Foi o filme que estabeleceu os padrões gerais para o expressionismo, usando e abusando do jogo de luz e sombra, ângulos imprevistos, movimentos rápidos e retilíneos, cenários tortuosos e desfigurados, tudo envolto numa atmosfera sobrenatural que surpreende.
Além do filme O Gabinete do Dr. Galigari e o diretor Robert Wiene, podem destacar alguns filmes e diretores que foram fundamentais no movimento expressionista, dentre eles: o filme Metrópolis de Fritz Lang, que foi o filme mais caro de sua época, uma das obras primas do expressionismo alemão, mostrava um futuro distópico que influenciou gerações de escritores e cineastas até hoje. Temos também, O Golem de Paul Wegener, Nosferatu de Murnau, A caixa de Pandora de Georg Wilhelm e o filme O Homem que ri de Paul Leni.
O cinema expressionista alemão é o grande influenciador do cinema de terror e do chamado Film Noir popularizado nos anos 40 em Hollywood. O expressionismo alemão influenciou o cinema que se seguiu e continuam a ver-se em exemplos de filmes modernos, seja em cenas isoladas ou na estética de filmes completos.
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