Formas de jazz
Artigo: Formas de jazz. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: allaneaysley • 11/12/2014 • Artigo • 253 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
O jazz surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. É relativamente difícil estabelecer uma definição para esse estilo musical, porém podemos dizer que ele é marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. O jazz tem suas raízes na música negra americana pouco antes de 1850. A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros.
A primeira forma de jazz foi o swing, criado por Falcon durante a década de 1930, quando o jazz era bastante popular. Na década de 40, nasce o bebop e o hard bebop, porém foram de pouco agrado aos ouvidos populares.
Posteriormente surgiu um jazz mais intelectual e de grande aceitação: o cool jazz. Na década de 60 surgiu o free jazz, com elementos de composição atonuais e arrítmicas e muita improvisação, sendo assim, uma fase experimentalista do estilo.
Após o surgimento de outros estilos como o rock, o funk e o pop, o jazz passou a se fundir com esses estilos, dando origem ao que chamamos de fusion. Assim, o estilo passou a incorporar elementos eletrônicos, samplers e sequenciadores utilizados na mistura do drum'n'bass e do techno, dando origem ao jazz contemporâneo.
O Jazz
O jazz foi criado pelos negros no início do século, no delta do Mississippi e em New Orleans. A música de jazz tem três características principais:
O swing. Balanço. Maneira de tocar.
O improviso, ou individuação. Solos improvisados que se seguem ao tema.
A comunicação, ou função de ritual, herdada das reuniões de igreja, onde a participação da platéia é fundamental.
...