Fotografia Digital
Por: Bianca Pfeiffer Zulauf • 16/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.244 Palavras (5 Páginas) • 398 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de aprendizagem: Fotografia Digital e Iluminação
Curso: Tecnologia em Produção Multimídia
Professor: Charles Odair Cesconetto da Silva
Nome do estudante: Bianca Pfeiffer Zulauf
Data: 01/09/15
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (2,5 pontos)
Faça uma pesquisa na internet sobre as principais invenções do médico inglês Richard Maddox para a fotografia e por meio de um resumo de até 15 linhas explique como sua descoberta contribui para o processo de impressão de imagens no papel.
Richard Leach Maddox, médico inglês, deu sua contribuição para o desenvolvimento da indústria fotográfica em 1871 quando fixa um vidro coberto com brometo de prata em uma suspensão gelatinosa de secagem rápida. Essa gelatina, de origem animal, podendo ser obtida através de restos de ossos e cartilagens de animais, não só conservava a emulsão fotográfica para uso após a secagem como também aumentava a sensibilidade dos haletos de prata, tornando a fotografia instantânea. Era um processo barato e substituiu o colódio, ficando conhecido como chapa seca.
A invenção de Richard foi de grande importância para a fotografia e foi aperfeiçoada nos anos seguintes quando conseguiram fabricar placas secas mais leves. No início o vidro era de difícil manuseio e frágil, por isso foi substituído pelo celuloide, com espessura de aproximadamente 4 milímetros. Chegando assim, no final do século 19, a fotografia sobre películas em rolo de papel.
Questão 2 (2,5 pontos)
Faça uma pesquisa na internet sobre Augustin-Jean Fresnel e, por meio de um texto de até 15 linhas, descreva qual a importância de sua invenção para fotografia.
Augustin-Jean Fresnel foi um físico e matemático francês que estudou a luz e a óptica. Foi o inventor das lentes, as quais levam o seu nome. As lentes Fresnel são lisas de um lado e com arestas do outro, utilizadas em faróis de navegação e também em outros tipos de faróis, holofotes e refletores. Essas lentes permitiam que a luz dos faróis passasse a ser visível a grandes distâncias, aumentando a segurança marítima, pois o formato dela permite capturar a luz de posições mais oblíquas. São lentes com muito menos massa, por isso são mais leves. Na fotografia essa lente tem grande importância, pois são utilizadas em equipamentos para cinema e vídeo, como o FRESNEL, um dos mais antigos refletores ainda em uso. Esse equipamento é caracterizado por usar uma lente na frente de uma lâmpada de tungstênio e com essa lente é possível escolher um foco de luz, mais aberto ou mais fechado. Dentro do Fresnel a lâmpada é móvel, e ao se aproximar da lente seu fodo abrange uma área maior do que se ela se afastar. O fresnel direciona o foco de luz e sua utilidade no cinema é de relevância ímpar. Os frésneis são luzes semi-difusas quando o foco está aberto, e duras quando fechado. Chamamos de bandôs as abas externas do Fresnel e servem como bandeiras que evitam a dispersão da luz pelas laterais.
Questão 3 (2,5 pontos)
No tratamento de imagens através de softwares gráficos, geralmente se faz necessária a correção das cores. Em casa faça uma experiência de correção de cores em um software gráfico de sua preferência e em seguida responda as seguintes questões:
a) Diga quais são e explique os elementos reguladores da intensidade das cores utilizados em softwares gráficos. (1,25 ponto)
Os elementos são o HSV e o HSL. O HSV é a abreviação para o sistema de cores formadas pelas componentes Hue (Matiz), Saturation (Saturação) e Value (Valor). O HSV é conhecido também por HSB (Hue, Saturation e Brightness, no português, Matiz, Saturação e Brilho). Esse sistema irá definir o espaço da cor utilizando seus três parâmetros:
-Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, atingindo valores de 0 a 360.
-Saturação: Podendo ser chamado também de “pureza”. Quanto maior esse valor mais “pura” aparece a imagem, quanto menor esse valor mais tons de cinza aparecerá a imagem, ou seja, mais desbotada.
-Valor (brilho): Define o brilho da cor, onde o brilho descreve a percepção da luz emitida por uma superfície.
O HSL (Hue, Saturation e Lightness) consiste em decompor a cor de acordo com alguns parâmetros:
-Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, atingindo valores de 0 a 360.
-Saturação: Podendo ser chamado também de “pureza”. Quanto maior esse valor mais “pura” aparece a imagem, quanto menor esse valor mais tons de cinza aparecerá a imagem, ou seja, mais desbotada.
-Luminosidade: Indica a quantidade de luz da cor, ou seja, o seu aspecto claro ou sombrio.
Esse sistema foi criado com o propósito de permitir uma escolha rápida de uma cor.
Ambos os sistemas auxiliam a localizar uma cor do espectro de cores da luz e saber que cor é aquela, através das medidas matemáticas de cada um desses elementos.
...