Historia Geral Da Arte
Artigo: Historia Geral Da Arte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cecilialopes61 • 5/6/2014 • 1.073 Palavras (5 Páginas) • 599 Visualizações
História Geral da Arte
Construtivismo Russo
Movimento De Stijl
Pop-Art
Minimalismo
Construtivismo Russo
O Construtivismo Russo foi um movimento de vanguarda que abriu o século XX, mais precisamente em 1919.
O Construtivismo, considerado por muitos como o “Desconstrutivismo” da arte, foi muito utilizado na época como uma forma de expressão, criado a partir da necessidade de demonstrar o sentimento das pessoas naquele momento.
Não era nada parecido com a arte que estava em foco, pois caracterizou-se pela utilização de elementos geométricos, cores primárias e fotomontagem, que não eram considerados elementos artísticos muito comuns, mas que depois do tal movimento, até hoje são muito utilizadas em propagandas e ações de marketing.
Na arte:
“Livros”. Cartaz para o departamento estatal da imprensa de Leningrado – 1924
Cartaz pelo direito de trabalho da mulher.
Na Arquitetura:
Casa Melnikov
Konstantin Melnikov
Dois cilindros abrigam uma residência e um estúdio de arquitetura.
O primeiro, ligeiramente mais baixo que o outro, recebe a fachada de entrada: um grande pano de vidro que corta o volume cilíndrico. E o segundo cria a fachada da casa: uma composição de janelas hexagonais.
Uma estrutura que remete a um favo de mel e sem a necessidade de qualquer tipo de quadro, as aberturas hexagonais compõe a fachada e iluminam abundantemente o interior.
O espaço interno não possui elementos estruturais, já que a sua “carcaça” faz todo o trabalho.
Um movimento espiral expõe a diversidade de espaços através das alturas, passando de um pé-direito simples, para um espaço de dupla altura.
Uma escada em caracol leva ao segundo andar, onde os quartos e sala de estar estão localizados. A cozinha e o banheiro estão localizados no primeiro pavimento e no terceiro pavimento, encontra-se o estúdio.
Imagens:
De Stijl
O De Stijl nasce em plena Primeira Guerra Mundial, na Holanda.
O movimento nasce como a tentativa de criar uma arte nova e internacional, em um espírito de paz e harmonia. Os membros do De Stijl procuravam “expressar um novo ideal de harmonia espiritual e ordem”.
Podemos afirmar é que temos aqui a evolução e a dissolução do Neoplasticismo. Embora suas origens estejam nas artes decorativas, o movimento De Stijl desenvolveu uma ornamentação que refletia a influência do cubismo e rejeitava o artesanato em favor de um “antinaturalismo” geométrico.
Teve como seus principais artistas, Piet Mondrian (pintor), Theo van Doesburg (pintor, decorador e arquiteto) e Guerret Rietveld (arquiteto).
Principais obras:
Na Arquitetura:
Casa Schröder
Gerrit Thomas Rietveld
Uma das principais características da Casa Schroder é a sua flexibilidade. O piso superior é como um grande espaço aberto e por meio de placas deslizantes e rebatíveis pode ser transformar em 7 espaços menores fechados,.
O pavimento inferior mantém a configuração espacial mais tradicional e a utilização de vidro no topo das portas faz a vez de integrar ambos os pavimentos.
Outro importante fator é a relação entre área interna e área externa, pois Rietveld buscou criar aberturas para as melhores vistas, preocupação já existente na escolha do terreno.
A janela do pavimento superior foi feita de tal maneira que quando aberta parecesse que ela não existia, criando uma relação direta com a paisagem externa.
A escolha das cores mostra sua clara influência do movimento “De Stjil” e das obras de Piet Mondrian.
Nas áreas internas foram utilizados tons cinzas nas paredes e nos tetos e nos elementos rebatíveis e nas estruturas metálicas na cor preta.
Na parte externa utiliza-se a cor branca para ressaltar a intersecção dos elementos metálicos pretos, além de alguns detalhes nas cores vermelha amarela e azul. Foi a pedido da cliente que o próprio Rietveld fez a escolha das cores.
Organizado em torno da escada central, o espaço é constituído por cozinha, três quartos, sala de leitura, quarto de empregada, escritório e depósito.
Já no segundo andar localiza-se a área de estar.
Pop-Art
A Pop Art, abreviatura de Popular Art, foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística
...