HISTORIA DA ARTE
Artigo: HISTORIA DA ARTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LELEDAM • 29/3/2013 • 1.595 Palavras (7 Páginas) • 737 Visualizações
História da Arte: Paleolítico Superior
As informações e conhecimentos que temos deste tempo foi, resultado de pesquisas de historiadores e antropólogos.
Eles que reconstituíram o modo de viver dos homens que viveram nesta época, onde deixaram registrada a sua cultura a partir de objetos encontrados em várias partes do mundo e de pinturas achadas nos interiores de cavernas.
As primeiras manifestações artísticas foram registradas neste período, elas se consistiam em traços feitos nas paredes de argila das cavernas ou das mãos em negativo.
O Naturalismo da arte paleolítica se dá pelo modo que os “artistas” demonstravam apenas o que viam, ou seja, o “artista” pintava os seres, um animal, do modo como o via, reproduzindo a natureza da forma que ele a captava através da visão.
Os historiadores, supõem que estas pinturas faziam parte de uma “crença”, onde o pintor tinha o poder sobre o animal verdadeiro, desde que o representasse ferido mortalmente em um desenho.
Havia outros tipos de pinturas, as feitas em rochedos e paredes de cavernas, onde interpretavam a natureza, eram imagens de animais temidos carregados de traços que revelam força e movimento, como os desenhos dos bisontes e outras feras; já as das renas e dos cavalos os traços eram de leveza e fragilidade, essas pinturas eram chamadas de pinturas rupestres.
Eles também, faziam trabalhos em esculturas, com a predominância das figuras femininas, transferindo a idéia de fertilidade.
História da Arte: Neolítico
Este período foi adotado a técnica de construir armas e instrumentos com pedra polida mediante atrito, se deu também o início da agricultura, da domesticação de animais, onde transformou profundamente a história humana.
No período Neolítico foram desenvolvidas as técnicas de tecer panos, fabricação de cerâmicas e das construções das primeiras moradias, eles construíam suas próprias moradias, que são conhecidas como nuragens e outras construções que são conhecidas como dolmens, se deu também a produção do fogo por atrito, e o início do trabalho com metais.
A diferença do período Neolítico para o Paleolítico foi que o homem deixou de ter o seu estilo naturalista, onde foi substituído pela abstração e racionalização, com figuras de um estilo simplificador e geometrizante.
Neste período foi destacadas as representações da vida coletiva, as pessoas eram representadas em suas atividades cotidianas, com o movimento de figuras mais leves, ágeis, pequenas e de pouca cor, pois a preocupação dos artistas era de dar idéia de movimento em suas produções.
As primeiras formas de escrita, a escrita pictográfica, e a produção de cerâmicas, foram outros pontos importantíssimos deste período, eles também começaram a usar o metal em seus trabalhos e em esculturas representando guerreiros e mulheres.
História da Arte: Egito
O ponto principal da arte no Egito é que a arte dedicada à morte, onde tudo no Egito era orientado por ela, a religião influenciou toda a vida egípcia, na sua organização social e política determinando o papel de cada classe social, orientando toda a produção artística da época.
A arte egípcia concretizou-se, desde o início nos túmulos, nas estatuetas, nos vasos deixados junto aos mortos e nas construções mortuários.
A arte era usada para atestar a grandiosidade e a importância do poder político e religioso do Faraó, era também muito limitada, ou seja, padronizada, pois ela estava ligada à religião e servia de veículo para a difusão dos preceitos e das crenças.
As regras aplicadas aos artistas eram de manter a lei da frontalidade, que era rigidamente obrigatória, onde determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, e sua cabeça, suas pernas, seus pés eram vistos de perfil, mas sempre colocavam os olhos vistos de frente, ou seja, faziam uma composição entre aquilo que viam e o que não viam, mas sabiam que existia.
As esculturas neste período desenvolveram uma expressividade, elas revelam dados particulares do retratado como a fisionomia; seus traços raciais e a condição social, mais o conservadorismo das técnicas de criação voltaram a produzir esculturas e retratos estereotipados e não seu aspecto real.
No novo império, houve algumas mudanças, passaram-se a usar pinturas e criações artísticas mais leves, de cores variadas, a postura rígida é abandonada, ocorre também à desobediência à lei de frontalidade, elas apresentam mais movimentos, e eles usavam elementos da natureza como o Papiro e a flor de Lótus.
Outra característica da arte egípcia foi à grandiosidade, dos templos, pirâmides e Esfinges, pois para eles a idéia de grandeza em suas obras arquitetônica, era dada como demonstração do seu poder, riqueza e soberania.
Em relação ao mobiliário, os egípcios faziam móveis de cores vivas e de diversos materiais, eram utilizados o ouro, pedras preciosas, madeira, pedra, marfim, couro, tecidos, junco.
Os móveis que os historiadores tem conhecimento são: camas, cadeiras, cadeiras de braço, bancos, mesa, mesa portátil, arca, armações de leitos, divãs, dossel, vasos, apoio de cabeça, trono.
O estilo, a forma, o desenho se dava de várias formas, pois variava nos períodos das dinastias; mais no geral os móveis eram baixos, eram muitas vezes revestidas de ouro, as pernas de camas ,cadeiras, bancos, representavam algum animal, como por exemplo, patas de touro, patas de leão e patas de gazela; eram muito usados móveis de assento ripas de madeiras de assento côncavo ou de curva dupla e pés cruzados onde tinham forma de pescoço e do bico de um pato.
As arcas eram usadas para guardar peças
...