TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Arte

Exames: História Da Arte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 7

RENASCIMENTO

Surgiu à partir do século XV e XVI, principalmente na Itália e na região Flamenga ( Borgonha Francesa, Flandres belga e sul da Holanda).

As principais causas para seusurgimento foram o desenvolvimento do comércio e cidades, a proteção dos ricos interessados nas letras e nas artes e o estudo da antiga cultura greco romana. O ideal humanista valorizando o homem e a natureza e a averção ao divino e ao sobrenatural foi uma das principais caracteristicas do Renascimento promulgando como valores o individualismo, racionalidade e a dignidade do ser humano.

Uma das principais caracteristicas encontradas nas artes desenvolvida no renascimeto é a busca da proporção perfeita na obra que está sendo feita.

Na arquitetura além da proporção notasse o predominio da linha horizontal, a repetição dos mesmos elementos em composição simétrica, frontão triangular e a utilização de arcos e colunas.

Na escultura não era diferente o realismo e o ideal de beleza grego, os baixos relevos e personagens passam a ter proporções exatas e realistas.

Na pintura buscou o equilibrio através da simetria, conhecimento da anatomia humana, ilusão de profundidade obtida através das perspectivas cientificas e aérea, de volume através do claro-escuro, além dos temas religiosos, são usados na mitologia graga e retratos, apresentados sempre com a natureza ao fundo. Apareceu a pintura à óleo superior em brilho e conservação das cores.

Um dos principais artistas que se destacaram nessa fase foram:

• o Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano, um dos percursores do Renascimento, suas obras principais foram: O Beijo de Judas, A Lamentação e o Último Julgamento.

O Beijo de Judas ocupa uma posição de destaque na parede sul da Capela Arena ou Capela de Scrovegni, situada em Pádua, na Itália e representa um ponto crucial da narrativa, já que inicia as cenas de sofrimento de Cristo.

Também na Capela Arena, o painel faz parte de uma coleção de afrescos que o pintor fez sobre a salvação de Cristo, de forma harmoniosa, todos são emoldurados e destacam o aspecto trágico da missão de Cristo - Paixão, Crucificação e Ressurreição - sob o teto azul celeste da abóbada.

O Último Julgamento última obra do artista

• Leonardo da Vinci (1452-1519) - pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc, suas obras mais conhecidas forram: Mona Lisa, Última Ceia.

Originária do ano de 1498, foi uma encomenda feita pelo Duque Lodovico Sforza para o convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão.

O quadro "Mona Lisa" (ou La Gioconda) encontra-se exposto no Museu do Louvre em Paris.

A Adoração dos Magos é a primeira grande pintura de Leonardo da Vinci, que a deixou inacabada, por ocasião de sua partida para Milão.

• Michelangelo Buonorroti (1475-1564) - destacou-se em arquitetura, pintura e escultura. Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).

Davi é uma das esculturas mais famosas do artista e uma das mais importantes obras do Renascimento.

Pietà é um tema da arte cristã em que é representada a Virgem Maria com o corpo morto de Jesus nos braços, após a crucificação.

Ao terminar “Moisés” e diante de sua perfeição, teria batido no joelho da escultura e pronunciado a tão difundida expressão: “Parla!”

BARROCO

O barroco se desenvolve após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, onde teve origem e se definiu na Itália. Quando surge a arte barroca expressa todo o contraste deste período onde a Igreja católica recomenda exaltar o divino, o sentimento e as emoções e ofuscar o ideal humanista que valoriza o homem e a natureza caracteristicas do renascimento.

Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano. Nas obras dos artistas desse período desaparece a busca da proporção perfeita e dá lugar à exaltação dos sentimentos.

Um dos principais artistas que se destacaram nessa fase foram:

• Caravaggio (1573-1610) - Nascido em Milão, Michelangelo Merisi da Caravaggio foi um importante pintor italiano identificado como um artista barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Arte de Caravaggio reflete sua vida, suas obras contêm traços dessa existência intensa e turbulenta, apresentando cenas religiosas com violência e crueldade. O forte contraste entre os fundos escuros (as “trevas”) e os personagens banhados por uma luz que incide forte e dramática, típico da técnica do “claro-escuro”, é a principal característica das obras do artista, marcadas também por um forte realismo na caracterização dos personagens, suas vestes e objetos que os cercam.

A Captura de Cristo 1605, a obra retrata o momento que Jesus Cristo é preso para ser crucificado. São 7 figuras ao todo na pintura, dizendo-se que uma delas (o homem à direita que segura o lampião) é o auto-retrato do próprio Caravaggio.

O Sacrificio de Isaac, a tela representa Abraão prestes a cumprir uma ordem de Deus que, para provar sua obediência, exigiu que ele sacrificasse seu único filho, Isaac

João Batista no Deserto demonstra um jovem de olhar provocador - julgava-se que esse modelo era um dos seus amantes.

• Rembrandt (1606-1669) - foi um pintor, gravador e desenhista holandês. Um dos mais importantes pintores do barroco europeu. A importância de sua pintura só foi reconhecida a partir do século XIX. Em 1631, muda-se para Amsterdã nessa época pintou temas mitológicos, cenas da Bíblia e paisagens naturais. Pintou usando basicamente três temas distintos, as pinturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com