A IMPORTÂNCIA DA GRADUAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR NAS ARTES MARCIAIS
Por: MDPM CEFD • 23/4/2018 • Artigo • 6.276 Palavras (26 Páginas) • 503 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR[pic 1]
Diego Luciano de Almeida
A IMPORTÂNCIA DA GRADUAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR NAS ARTES MARCIAIS
Rio de Janeiro
2017
DIEGO LUCIANO DE ALMEIDA
A IMPORTÂNCIA DA GRADUAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR NAS ARTES MARCIAIS
Artigo apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito do Trabalho Final do curso de pós-graduação em Docência e Gestão do Ensino Superior.
Orientador: Profª Ms Adriana de Souza Carvalho
Co-orientador: Prof. Ms Rafael Teixeira do Nascimento
Rio de Janeiro
2017
Docência e Gestão do Ensino Superior
Diego Luciano de Almeida
A IMPORTÂNCIA DA GRADUAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR NAS ARTES MARCIAIS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá, como requisito para a obtenção do grau de Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior.
Aprovado em, _____ de ______________ de 20___.
Examinador
Profª Ms Adriana de Souza Carvalho
NOTA FINAL ____________
DEDICATÓRIA
In memoriam de minha falecida avó Amélia Braga Luciano, que sempre me incentivou nos meus treinos dedicados as artes marciais, por todo seu amor, compreensão, amizade e carinho. ¨Aqueles que passam por nós não vão sós, deixam um pouco de si e levam um pouco de nós¨ (Antoine de Saint-Exupery).
AGRADECIMENTOS
À minha família – A minha mãe, Rosiléa, mulher de grande garra e força, que sempre esteve ao meu lado em todos os momentos ruins da minha vida, sempre para me ajudar, que além de mãe também é minha eterna Professora e Mestre em química, cujos ensinamentos guardo até hoje, sendo a maior pedagoga da minha vida e incentivadora dos meus estudos. Ao meu pai, Paulo, pelos momentos de cumplicidade, mais um dos professores em minha vida, digo isso porque além de pai é Professor de história e me ajudou em momentos do meu engrandecimento intelectual. Ao meu irmão Pablo, que sempre me ajudou na infância nos treinos práticos de capoeira e jiu-jitsu. Aos meus filhos, Ana Amélia e Lucas, por serem tudo aquilo que eu sempre quis, crianças boas, de amor inigualável, aos quais estou disposto a dar a minha própria vida. À minha sogra, Dona Zuleide, pelo apoio em todos os momentos, pelo seu entusiasmo, manifesto na forma como encara a vida, para mim, um grande exemplo de mulher. Ao meu sogro - Seu Nivaldo que faz da vida a alegria na Terra.
Aos meus Professores – Pelo auxílio na minha formação, além de transmitirem conhecimentos, despertarem minha sede pelo saber, me abrindo novos horizontes, sendo os principais mediadores intelectuais da minha vida.
Aos meus eternos Comandantes – Cel BM Delson, Cel PM Lemos e Cel PM Luiz Cláudio e especialmente ao Ten Cel Felipe que me apoiaram em diversos momentos da minha vida como profissionais e amigos que são, podendo aprender um pouco com cada um.
A todos que sempre me ajudaram – A todas as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização desse trabalho científico, aos amigos que ombreiam comigo sempre e aos companheiros de treino.
E o agradecimento especial vai para – minha esposa Camila que desde quando nos conhecemos faz parte essencial de mim, me ajudando diariamente em diversas tarefas, principalmente com sua cumplicidade e amor.
PREFÁCIO
Como professor de artes marciais, na modalidade Jiu-Jitsu e amigo do autor, não poderia me furtar a esta tarefa de honra, sabedor da admiração do autor pela história de meu avô, Mestre Oswaldo Fadda, pioneiro em levar a arte suave ao subúrbio carioca. Em sua pesquisa nos direciona a olhar no caminho da especialização, na busca pelo melhor professor para seu aluno. Em momento algum aqui se propõe diminuir ou invalidar todo trabalho já realizado pelos muitos professores e mestres pelo mundo, ao contrário, pretende-se valorizar ainda mais a sua atuação no ambiente de ensino, mesmo que este seja o tatame ou o ring, resguardando suas filosofias e seus estilos.
Convido-o a avançar na leitura, e assim constatar a intenção do autor para que esta legião de professores, mestres e senseis possam ser reconhecidos em suas competências em uma graduação/especialização própria. Assim toda história, cultura e filosofia do samurai guerreiro será resguardada e para além, ainda mais legitimada.
Há alguns anos na docência da arte suave cito meu avô, quando dizia que “no jiu-jitsu o lutador passa a conhecer a medida que vai tomando conhecimento de suas reais possibilidades e ao mesmo tempo educando seu estado de espírito e suas emoções em qualquer situação”, valências essas que não se treinam em salas de aula, mas na relação entre alunos e mestres, na formação que envolve sentidos e não conteúdos.
Parabenizo o amigo pelo zeloso trabalho, agradeço sua preocupação e defesa das artes marciais e todo arcabouço de conhecimentos que traz, agradeço ainda por sua luta fora dos tatames e rings para que esta história e toda experiência não se perca.
[pic 2]
Renan Fadda Casanova
Faixa preta de Jiu-Jitsu
Professor de artes marciais
[pic 3]
A IMPORTÂNCIA DA GRADUAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR NAS ARTES MARCIAIS
Diego Luciano de Almeida*
RESUMO
O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar a necessidade de especialização tanto do profissional de artes marciais, como do profissional de educação física que lida com a iniciação de esportes de combate nos alunos do ensino fundamental e médio, sendo de fundamental importância a continuidade histórica e cultural. De forma que os praticantes das diversas artes marciais consigam evoluir de maneira satisfatória para educar o homem social, colaborando ainda mais para instituir preceitos éticos e morais na época atual, aumentando o grau de civilidade da população e melhorando também os resultados pretendidos dos profissionais das artes marciais.
...