História e Crítica Musical: Musica Brasileira
Por: Jhenifer Morais De Oliveira • 3/10/2019 • Trabalho acadêmico • 400 Palavras (2 Páginas) • 510 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
JHENIFER MORAIS DE OLIVEIRA
RA 8089920
Franca (Batatais)
2019
Portfolio Ciclo 2
1) Áudio 1 – Lua Branca / Chiquinha Gonzaga
Contextualização:
É uma canção brasileira, ao estilo da modinha, que foi composta para uma representação teatral chamada Forrobodó. A composição é datada de 1911 e mostra um caráter de caricatura. Há uma gravação da música com letra, feita pelo interprete Gastão Formenti, porém até hoje não se sabe quem é o autor dos versos.
2) Áudio 2 – Naquele tempo / Pixinguinha e Benedito Lacerda
Contextualização:
É um dos choros mais famosos, antigos e populares de Pixinguinha. Há diversas gravações com letras diferentes, feitas por Fábio de Oliveira, Benedito Lacerda e outros. Foi composta em meados de 1917 e teve um outro título, “Triangular”.
3) Áudio 3 – Flor amorosa / Joaquim Callado
Contextualização:
A canção Flor amorosa, é um dos primeiros choros, composto em 1880 e gravado na virada do século. Posteriormente a música recebeu letra de um dos maiores poetas brasileiros, Catulo da Paixão Cearense. O compositor e flautista Joaquim Callado é considerado pioneiro do que se pode chamar hoje de uma música genuinamente brasileira, o choro.
4) Áudio 4 – Brejeiro / Ernesto Nazareth
Contextualização:
A canção Brejeiro é, na verdade, o que é chamado de tango brasileiro. Foi dedicada a um sobrinho de Ernesto chamado Gilberto. Brejeiro também recebeu letra do poeta brasileiro, Catulo da Paixão Cearense, porém o título dessa ficou sendo “O sertanejo enamorado”. A música foi composta em 1893.
5) Áudio 5 – Atraente / Chiquinha Gonzaga
Contextualização:
Essa composição de Chiquinha é uma polca, e que foi inspirada por uma improvisação em uma roda de choro na casa do compositor Henrique Alves. Curiosidade da música é o título, Atraente, por arrastar os instrumentos presentes. Na década de 70 recebeu letra de Hermínio Bello de Carvalho e já foi gravada por muitos instrumentistas, como Antonio Adolfo, Altamiro Carrilho, Benedito Lacerda, Clara Sverner, Eudóxia de Barros, Henrique Cazes.
6) Áudio 6 – Lamentos / Pixinguinha
Contextualização:
Lamentos também é uma das composições mais famosas de Pixinguinha. Recebeu letra de Vinícius de Moraes. A história da inspiração dessa composição é uma das absurdas que existem na música brasileira. Quando fez sucesso com o grupo OS Oito Batutas, Pixinguinha foi homenageado em uma solenidade em um hotel. Quando foi receber a homenagem, foi obrigado, ele e seus amigos a entrar pela porta dos fundos do hotel, pois pela porta da frente não era permitida a entrada de negros.
Referencias
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa560988/joaquim-antonio-callado
https://www.ernestonazareth150anos.com.br/Works/view/31
https://pixinguinha.com.br/discografia/naquele-tempo/
http://www.chiquinhagonzaga.com/acervo/?musica=lua-branca
http://www.chiquinhagonzaga.com/acervo/?musica=atraente
...