Homem de antropologia moderna
Ensaio: Homem de antropologia moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zczcxz • 14/3/2014 • Ensaio • 4.035 Palavras (17 Páginas) • 761 Visualizações
Pergunta 1
A partir da antropologia moderna o ser humano pode ser definido como:
Resposta
Resposta Selecionada: D. O animal que mais que elabora, ensina e recorda, amparado na sua racionalidade, e que mais sofre os efeitos da cultura.
Pergunta 2
A principal característica da cultura é que, em seu processo de representação e experimentação do mundo, sempre inclui tudo do ambiente ao redor - os valores e padrões das coletividades e o universo interno dos indivíduos. Isso significa que:
Resposta
Resposta Selecionada: A. Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo que existe.
Pergunta 3
A relação entre os seres humanos e o entorno imediato é responsável por boa parte de seus padrões comportamentais e simbólicos, sem determiná-los, absolutamente. Isso significa que:
Resposta
Resposta Selecionada: C. A evolução dá-se, principalmente, em resposta a problemas impostos pelas condições ambientais desfavoráveis à satisfação das necessidades dos seres humanos.
Pergunta 4
Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do Homo sapiens sapiens, podemos afirmar:
Resposta
Resposta Selecionada: B. A cultura é condição de existência humana e de relação com a natureza, embora seja, também, responsável por nossos preconceitos.
Pergunta 5
Analise o trecho do artigo “Um gole de História”, assinalando a alternativa que apresente interação da arte humana (expressão cultural) e elementos da natureza (tomados como recursos):
"Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestres cervejeiros. Para dar a essa história sua dimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo. Vamos nos levar para o que era o mundo por volta de dois mil anos a.C. Em 1290 a.C., o faraó Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto. Essa época era parte da era do bronze onde hoje é a Escócia, e aqui na América já existiam vilas e fazendas em Honduras, e centros cerimoniais no Peru. O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro". ROSA, Sílvia Mascella. Um gole de História: a bebida alcoólica mais antiga da humanidade é parceira do homem em sua jornada sobre a Terra. ADEGA, 2008. Disponível em: <http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/33/artigo96854-1.asp>. Acesso em: 30.5.2009.
Resposta
Resposta Selecionada: D. “O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro”.
Pergunta 6
Considerando o seguinte trecho da matéria de jornal, assinale a alternativa correta:
“Muito sumariamente, a intolerância pode ser definida como uma atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e grupos específicos, à sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações múltiplas, de caráter religioso, nacional, racial, étnico e outros. De modo geral, a intolerância religiosa era desconhecida na Antiguidade clássica, politeísta e portanto hospitaleira aos deuses de outras nações. A intolerância só se tornou possível com o advento do cristianismo, que afirmava a existência de um só Deus e de uma só revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio Paulo. O Eros das diferenças. Folha de São Paulo-Mais. São Paulo, 09 de fevereiro de 2003.
Resposta
Resposta Selecionada: A. A frase acima pode ser associada ao sentimento original de toda sociedade possuir uma cultura única, daí a idéia de etnocentrismo.
Pergunta 7
Considerando o trecho da cena imaginária sobre os primórdios da evolução que leva o hominídeo ao humano, assinale a alternativa que apresente essa possibilidade de evolução, uma centelha de humanidade ainda embrionária (algum traço estrito de humanidade):
“...Aproximando-nos, fecha-se um close no primeiro rosto. Um homem parece vasculhar o mundo em busca de outras formas como eles. Busca sem sucesso. A personagem invisível que os acompanha é a solidão assustada de toda espécie que se sente caçada.
Essa é a marca essencial de todos aqueles corpos pendidos e aqueles rostos torturados: o semblante de uma espécie caçada.
A caça tem um olhar que lhe é típico: a impossibilidade do repouso, a consciência contínua da ameaça, o sentimento de que predadores podem surgir por detrás das pedras que os circundam, a sensação de morte em toda parte. Sua morte.
Segundo o que nos dizem os especialistas no sangrento passado dos animais, quando uma espécie se encontra sob forte pressão adaptativa, os poucos sobreviventes que restam estão no foco de uma grande violência por parte da seleção natural. Corpos eleitos para o sofrimento.
É como se os olhos injetados de sangue do "criador cruel" estivessem pousados sobre esses infelizes. Uma velha grita como que a ver fantasmas. Ela põe as mãos nos ouvidos para não ouvir as vozes dos membros do bando que já estão mortos. Em sua memória essas vozes se misturam aos sons à sua volta. A experiência da memória se confunde com o mundo ao seu redor e nossa anciã inicia a longa caminhada em direção à realidade apartada do delírio. Uma criança estende a mão, sem olhar para onde. Uma menina maior pega sua mão sem olhar para a criança. Caminham juntas como duas sonâmbulas. A criança pega um verme que se arrasta pela areia e come. Um velho geme e cai, enquanto a menina e a criança pisam sobre sua cabeça sem
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