Ilme dirigido por Silvio Tendler
Tese: Ilme dirigido por Silvio Tendler. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MariaFerreira • 15/12/2014 • Tese • 842 Palavras (4 Páginas) • 235 Visualizações
ilme do cineasta Silvio Tendler
A partir do ponto de vista do geógrafo e intelectual brasileiro Milton Santos, o cineasta Silvio Tendle faz uma reflexão sobre o fenômeno da Globalização e seus múltiplos efeitos no mundo contemporâneo.
Milton Santos distingue dois processos de globalização: o primeiro está atrelado ao colonialismo, à ocuapação territorial e ao genocídio das populações tradicionais das américas; o segundo se deu através da fragmentação territorial, iniciada no final do século XX e perpetuada até os dias atuais. Apesar das diferenças entre os dois processos, percebe-se que ambos destroem valores e tradições que dão identidade a grupos sociais. Por esse motivo, o geógrafo considera o processo perverso e inecrupuloso, denominando-o '' globaritarismo''.
O espantoso avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas do século XX seria responsável por aumentar a discrepância de nível social entre países pobres e países ricos. A medida em que a tecnologia se torna obsoleta, os países que possuem mais recursos para o investimento em pesquisas se livram dos antigos equipamentos através da venda para os países mais pobres. Diante impossibilidade de investimento em pesquisas tecnólogicas e da pressão mundial para que se siga a cultura do consumismo e do apego as coisas materiais, os países pobre são impelidos a comprar o lixo eletrônico dos países mais ricos. Com isso, as grandes empresas multinacionais e os bancos internacionais são os grandes beneficiados pela quebra de barreiras culturais e econômicas proporcionadas pela Globalização.
O Consenso de Washington foi uma espécie de prescrições organizadas pelas potências hegemônicas com o intuito de expandir a globalização através da privatização de empresas e juros altos para o aumento de investimentos estrangeiros. O resultado dessas medidas foi crises econômicas nos países da América do Sul. O produto nacional não tinha como produzir com o produto importado, o que gerou a falência de indústrias nacionais, desemprego e miséria.
Milton Santos ainda destaca o papel da mídia como encobridora das atrocidades resultantes da globalização, tendo em vista que os acontecimentos passam a ser narrados de uma forma a atender os interesses das grandes empresas, que são as mesmas que controlam as grandes agências de notícias.
Por fim, o intelectual declara que é necessária uma outra forma de globralização, que seja mais democrática e organizada de forma a beneficiar a todos.
Mostrar principal | Responder
Imagem de Joel Coelho Ferreira Portela
Re: Filme Globalização - Milton Santos
por Joel Coelho Ferreira Portela - segunda, 11 abril 2011, 09:24
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS JURÍDICAS
HERMENUTICA JURIDICA- CARLOS BRANDÃO
JOEL COELHO FERREIRA SOBRINHO
3º DIREITO DIURNO
RESENHA:
O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ - MILTON SANTOS
De inicio o autor separa o fenômeno globalização em 2, uma globalização antiga e uma globalização moderna. A antiga surgida desde as viagens do descobrimento e tem como característica principal a ocupação territorial com a consequente dizimação de culturas
...