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Importancia Do Educador De Arte Compreender O Que é Musicalizar E Conhecer As Metodologias De Educadores Musicais Como Carll Orff, Edgar Willemes Dalcroze

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Por:   •  22/2/2015  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  913 Visualizações

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DP-Didática e Metodologia do Ensino da Arte

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes ano 2014 do Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR para a disciplina –DP Didática e Metodologia do Ensino da Arte sob a orientação da Paola Professora:Paola Faglioni Arisa.

IBOTIRAMA / BA

2014

Quando pensamos em planejar a educação, é necessário que esse exercício venha acompanhado de reflexão sobre como realizar e organizar o trabalho escolar. Explique.

O planejamento deve ser flexível, o professor precisa ter consciência de que alguns imprevistos podem surgir ao longo do ano letivo. É importante que haja uma avaliação constante do processo de ensino, com o educador sempre alerta para diagnosticar obstáculos encontrados e medir o ritmo de avanço das atividades sobre os temas programados.

Os temas trazidos no dia-a dia pelos alunos, como notícias da TV ou problemas familiares, também precisam ter um tempo reservado para serem dabatidos se possível relacionando-os aos conteúdos curriculares. O cuidado de monitorar as aulas e o comportamento dos estudantes é essencial para perceber a necessidade de pequenos ajustes, pausas acelerações, mudanças ou mesmo a retomada de algumas informações que não foram aprendidas pela turma. Pois o planejamento inicial é feito sem que o professor conheça seus alunos. É com a interação que o educador vai perceber o que vai manter ou não no que foi planejado.

As avaliações são ferramentas importantes, para saber quando improvisar. Depois de cada aula, o professor deve criar o hábito de fazer registros sobre o andamento das rotinas, comparando o que foi previsto, com o que realmente aconteceu.É com esta prática que o professor consegue ter noção dos limites da flexibilidade do planejamento. Ele deve se perguntar se sua explicação surtiu efeito e se os objetivos foram alcançados, se não foram, cabe fazer algumas alterações, ou até mesmo uma mudança. O mais importante é saber replanejar sempre, estabelecer prioridades e, pricipalmente, nunca deixar de levar em conta as características e necessidades de aprendizagem dos estudantes.

GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução de Ernani F. da

Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MOREIRA, A. F. B. Currículo e estudos culturais: tensões e desafios em torno das identidades.

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