Instituto estadual
Por: numa • 23/11/2015 • Projeto de pesquisa • 730 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu.
Trabalho de Seminário Integrado.
Numa Matias Ayala Figur.
1º EMA.
Santa Rosa
2014.
Tema:
Saúde.
Delimitação do Tema:
Doença de Parkinson.
Identificação dos problemas a serem pesquisados:
O portador da Doença de Parkinson enfrenta varias dificuldades ao longo que começa a possuir sua doença. A maioria deles começam a partir dos 55-60 anos de idade, já prejudicando seu auto-estima, além de suas limitações físicas com que ele se exclua da sociedade. Dentre suas dificuldades, a mais comum se observa o preconceito da sociedade, a sua própria aceitação, porque alem de não podem falar ou caminhar direito passa o tempo todo com tremedeiras parecendo seres não normais como os outros.
Definição do objetivo de pesquisa:
Este trabalho tem como seu objetivo á pesquisa para o entendimento das dificuldades existentes na vida cotidiana de uma pessoa com a Doença de Parkinson. Buscando o aceitamentos dessas pessoas na sociedade sem que haja nenhum tipo de preconceito entre eles.
Apresentação de hipóteses que os expliquem:
A Doença de Parkinson ocorre principalmente em pessoas com em media de 55 a 60 anos de idade em diante. Ela é uma doença que atinge o cérebro que provoca tremores e dificuldades para caminhar, se coordenar, se movimentar e até mesmo falar. È um dos distúrbios mais comum em idosos. As vezes ela ocorre em adultos jovem . Ela afeta tanto homens como mulheres. A maioria dessas pessoas são excluídas da nossa sociedade, por possuírem tremores quando ficam nervosos ou por emoções fortes, se sentem sem auto-estima, sem vontade de viver por dependerem a maioria das vezes de outras pessoas.
Justificativa para a elaboração da pesquisa:
Essa pesquisa busca o entendimento sobre Doença de Parkinson e suas dificuldades no dia a dia, causando assim mais respeito e empatia. Com isto, este trabalho tem como sua prioridade causar a sociedade e ao publico a conscientização de menos preconceito e mais respeito com essas pessoas que necessitam de ajuda.
Referencial teórico que subsidie a pesquisa:
A doença se desenvolve quando neurônios da substância negra morrem ou
tornam-se não funcionantes. Esses neurônios produzem uma substância chamada
dopamina, que é um neurotransmissor, responsável pela transmissão de sinais entre a substância negra e o corpo estriado. A redução da quantidade de dopamina reflete-se de maneira decisiva no corpo estriado, resultando em mau funcionamento e em perda de capacidade de o paciente controlar seus movimentos (LIMONGI, 2001).
Metolodogia usada:
Pesquisa: feita em sites, vídeos e livros.
• Tipo de pesquisa: Essa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva.
•Não foi feito nenhum tipo de colheita de dados e questionários de múltiplas escolha.
•As pesquisas foram realizadas através de sites na internet.
Orçamento:
...