TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Into The Wild - Resenha

Por:   •  8/5/2019  •  Resenha  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

Isabella Alves, n°19/ Isabella Perroni, n°20

2°C

A jornada do herói em “A Natureza Selvagem”

1. Mundo comum:

Em “A natureza selvagem”, podemos reconhecer o “Mundo Comum” do herói (Christopher Mcandless) como sendo a sua casa na cidade, onde vivia com a sua família antes de partir para sua aventura.

2. Chamado da aventura:

Sua “ligação” com a natureza desde a infância, problemas familiares e sua indignação com a desigualdade social presente em seu país podem ser considerados itens que chamaram Mcandless para sua aventura (ida ao Alasca). Essa indignação, por exemplo, é reconhecida quando, antes de partir, Mcandless queima suas notas de dólares restantes, como forma de “protesto” contra o capitalismo exorbitante existente no país, com o qual não concordava. Esses itens foram cruciais para despertar no herói o sentimento e a vontade de abandonar o seu “mundo comum” e partir para o Alasca.

3. Recusa ao chamado:

No filme, a “recusa ao chamado” da jornada do herói não acontece, pelo fato de em momento algum, antes de sua partida, Mcandless cogitar desistir de sua ida ao Alasca, e continuar sua vida normalmente, em seu “mundo comum”, indo à faculdade ou vivendo com a sua família.

4. Encontro com o Mentor:

Durante sua jornada, Mcandless se deparou com alguns mentores que o ajudaram a continuar a sua aventura. O casal de hippies Jan Burries e Rainey, o fazendeiro Wayne Westerberg e Ron Franz podem ser considerados os mentores desse herói. Isso ocorre porque ambos tiveram uma relação próxima com Christopher, e nessas relações tanto a vida do mentor quanto de Mcandless tiveram uma mudança signifativa com os ensinamentos vindos do outro. Um exemplo disso é o fato de Ron ter criado um afeto tão grande com Christopher que tentou até mesmo adotá-lo, o vendo como um neto que nunca havia tido. Esse afeto se deu pela troca de ensinamentos e experiências entre ambos na relação que tiveram durante sua convivência.

5. Cruzamento com o primeiro portal:

Christopher começa a viagem em seu carro. Porém, logo nas primeiras semanas ele acaba tendo um problema e vem a parar de funcionar, em um local desértico e com entrada proibida. Com isso, Mcandless tem que abandoná-lo e, não podendo pedir ajuda para a polícia (podendo ser reconhecido), foi obrigado a continuar a viagem a pé, pedindo caronas e se virando, agora de uma forma mais difícil, porém sem desistir. O fato de o carro ter quebrado pode ser considerado o cruzamento com o primeiro portal, pois foi isso que fez com que Christopher tivesse que continuar a jornada andando, o que o levou a passar por todas as dificuldades, que o deixaram mais forte, e inclusive conhecer seus mentores, coisa que provavelmente não aconteceria se tivesse continuado sua viagem dirigindo.

6. Provações Aliados e Inimigos:

A polícia pode ser considerada o único inimigo de Christopher durante a jornada, durante a sua passagem pelo rio com uma canoa, coisa que era proibida, por exemplo, ou no momento em que ele quer voltar do México para os Estados Unidos novamente, porém não tem os documentos necessários. Seus aliados acabam sendo seus próprios mentores. A provação do casal hippie ocorre quando Mcandless pega carona com eles e acabam ficando amigos. A de Wayne ocorre quando Christopher consegue um emprego em sua colheita. E a de Ron durante a carona cedida por ele, que fez com que eles se conhecessem e se tornassem muito próximos a partir daí.

7. Aproximação da Caverna Secreta:

A aproximação da caverna secreta ocorre quando Christopher percebe que não seria possível ele viver somente da natureza, sem nenhum bem material. Um exemplo disso é o “ônibus mágico”, local onde ele passa todo o tempo passado no Alasca. Se ele não houvesse encontrado o ônibus, provavelmente não sobreviveria frente ao frio. E, ao perceber isso, acaba deixando de lado a ideia de que deveria viver dependente somente da natureza, e aceita que alguns bem materiais seriam necessários para sua sobrevivência.

8. A provação:

O maior obstáculo para Christopher durante todo o percurso foi a fome. Durante vários momentos no filme ele demonstra estar faminto, sem saber o que fazer. O maior obstáculo ocorre quando ele sai para caçar, e acaba matando um alce. Porém, depois de algum tempo essa carne

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com